Erasmus une Escolas de Salvaterra de Magos a congénere Italiana

28 Fevereiro 2023, 10:27 Não Por João Dinis

Tendo como tema a Mobilidade numa União Europeia sustentável, a Escola Secundária de Salvaterra de Magos e a sua congénere italiana da cidade de Chiaravalle Centrale iniciaram uma parceria que desejam que se perpetue “ao longo da vida”.

Depois de entre 4 e 12 de fevereiro um grupo de quatro professores italianos ter estado em Salvaterra de Magos, onde puderam observar e contatar com a realidade portuguesa, numa experiência que a professora italiana, Lorena Gullà define como “emocionante”, “porque a mobilidade não foi apenas uma oportunidade de conhecer uma nova realidade, mas também o início de grandes amizades”, nas últimas duas semanas um grupo de dez alunos da mesma escola frequentou a Escola de Salvaterra de Magos, bem como teve oportunidade de conhecer um pouco do concelho e do país.

Para Giuseppe Julio, um jovem aluno italiano, esta foi uma experiência “muito enriquecedora”, pois permitiu-lhe viver uma experiência que, não só lhe deu a conhecer uma nova realidade escolar, bem como “permitiu criar laços e amizades com os colegas e professores portugueses”.

Estou muito grato aos professores italianos e portuguesas que nos permitiram esta experiência”, diz-nos Giuseppe, que acrescenta que ficou muito agradado por conhecer Salvaterra de Magos “uma vila onde as pessoas nos fizeram sentir em casa”.

Durante o tempo em que estiveram em Salvaterra de Magos os jovens italianos ficaram alojados nas casas dos seus colegas, que este domingo se despediram deles no aeroporto de Lisboa, contando a escola com o apoio da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas diversas visitas que realizaram ao concelho, nomeadamente à Falcoaria, Escaroupim, Espaço Jackson e Barragem de Magos.

Para Gustavo, um jovem aluno de Salvaterra de Magos, esta experiência, que ainda vai a meio, pois em Abril irá com os seus colegas para a escola italiana, está a ser “muito agradável” e está a permitir “conhecer uma cultura diferente”, “tem sido uma experiência muito enriquecedora”.

O jovem revela-se agora ansioso pela viagem a Itália, “a colega que está na minha casa já me prometeu que me vai levar a comer uma pizza verdadeira”, conta-nos, depois de nos revelar que “os colegas dizem-nos que gostaram de conhecer Salvaterra de Magos”.

Para Fabio Guarna, Diretor da Escola de Chiaravalle Centrale  “a oportunidade dada pela UE através do plano de mobilidade Erasmus+ aos nossos professores e alunos criou um vínculo duradouro entre as duas escolas e as duas cidades”.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, Maria Castela Lopes, revela ao NS que este foi um projeto iniciado há dois anos, sobretudo depois de perceberem “um bocadinho o que se passava à nossa volta e queríamos também proporcionar estas experiências aos nossos alunos.”

Para a Diretora, as últimas duas semanas foram muito diferentes, “até podemos dizer caóticas”, pois além das atividades normais, receberam professores e alunos italianos.
Aos professores o objetivo era ”proporcionar-lhes aquilo que interessava, que era eles verem as nossas práticas, como é que nós estamos em termos de aulas e ao mesmo tempo proporcionar-lhes o conhecimento da nossa região e dar-lhes a conhecer aquilo que se faz”, já com os alunos a pretensão foi passar-lhes os maiores conhecimentos possíveis, destacando a responsável o apoio do Município de Salvaterra de Magos, que permitiu que eles conhecessem não só o concelho como também um pouco de Lisboa.

Tudo isto é gratificante porque fica uma marca, e para nós fica uma marca maior ainda por ser o primeiro projeto que estamos a fazer com alunos”, conclui demonstrando orgulho no projeto que apoiou desde o início.

____________________

____________________