Entre 30 a 50 pessoas podem estar afectadas pelo surto de Coronavírus na Igreja Maná de Samora Correia

30 Outubro 2020, 9:17 Não Por João Dinis

Embora seja difícil de conseguir contabilizar no total, uma vez que os casos se encontram bastante disseminados pela comunidade e até por diversos concelhos vizinhos, o surto ligado à Igreja Maná de Samora Correia, concelho de Benavente, pode estar a afectar entre 30 a 50 pessoas.

De acordo com o que o Notícias do Sorraia apurou, a grande maioria dos casos afectos às sete escolas e três residências de idosos do concelho de Samora Correia e Porto Alto, onde foram detectados casos positivos estão ligados a pessoas que realizavam naquele espaço o seu culto espiritual, bem como alguns casos no concelho de Salvaterra de Magos.

Esta quinta-feira, após a Delegada de Saúde do concelho de Benavente, ter decretado o encerramento do espaço foram detectados 10 novos casos no concelho, 9 em Samora Correia e 1 em Benavente, sobre os quais recaem fortes suspeitas de serem ligados ao surto do espaço de culto.

A Protecção Civil municipal, bem como as Autoridades de Saúde do concelho de Benavente, continuam na procura de todas as cadeias de transmissão, de modo a conter a disseminação do vírus entre a comunidade, continuando a apelar a quem tenha frequentado a Igreja Maná de Samora Correia para que se identifique, de modo a entrar em vigilância activa, precavendo assim a sua saúde, bem como a dos que o rodeiam.

De momento, os casos que foram detectados em estabelecimentos de ensino e residências de idosos são casos isolados, não existindo nenhum surto afecto a nenhum deles.

Ao dia de hoje estão identificados 349 casos de Covid-19 no concelho de Benavente, sendo que 241 deles se encontram já recuperados.
103 pessoas estão ainda positivas ao vírus, sendo que 168 se encontram a ser monitorizados pelas autoridades de saúde.

A lamentar, a morte de 5 pessoas no concelho de Benavente.

________________

_____________________

_____________________