Enfermeiros aproximam doentes de familiares

29 Julho 2022, 15:55 Não Por Redacção

O Hospital Distrital de Santarém (HDS), tem implementado desde Abril de 2020, um programa que permite aos doentes submetidos a cirurgia programada estarem mais próximo dos seus familiares através de contactos telefónicos realizados pelos enfermeiros da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos  (UCPA). 

Após a cirurgia, é realizado um contacto em pós-operatório, salvo excepções em que o doente permaneça por uma maior período de tempo da UCPA. Antes do procedimento, é confirmado com o doente o familiar/pessoa significativa a contactar, dando esta o seu consentimento expresso.

De acordo com Ana Lúcia Gonçalves, enfermeira gestora do bloco operatório do HDS, o objectivo é “promover a humanização dos cuidados de enfermagem ao doente cirúrgico e família/ pessoa significativa em contexto perioperatório”.

Segundo a enfermeira gestora do bloco operatório, o projecto surgiu a partir de uma necessidade que foi intensificada com a pandemia, da existência de uma comunicação com a família do doente cirúrgico.

Relativamente às vantagens do procedimento, Ana Lúcia Gonçalves realça que a comunicação com os familiares traz benefício para os doentes e familiares, pois permite “diminuir a ansiedade da família e aumentar a satisfação dos familiares dos doentes operados e dos próprios doentes”, na medida em que que o envolvimento da família nos cuidados aumenta a colaboração do doente.

De acordo com o HDS, no futuro, o objectivo é alargar este projecto aos doentes submetidos a cirurgia urgente.

________________

________________________