Empresas da região de Santarém aptas a receber refugiados ucranianos

25 Fevereiro 2022, 20:03 Não Por Redacção

As empresas do distrito de Santarém estão aptas para receber refugiados ucranianos, e essa intenção foi já transmitida ao Governo de Portugal pela NERSANT – Associação Empresarial de Santarém.

Segundo revela a NERSANT, os cidadãos ucranianos que estão a abandonar o país em virtude da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, poderão contar com Portugal para os acolher, sendo o nosso povo receptivo a acolher refugiados de guerra, como tem acontecido no último século.

“O acolhimento deverá ser feito garantindo as mínimas condições de poderem refazer as suas vidas pessoais, familiares e profissionais”, frisa a associação empresarial, que vê que esta pode ser também uma oportunidade para Portugal, que “carece de mão-de-obra, em especial qualificada”, que muitos  destes cidadãos são portadores.

O interior do nosso país e especialmente a nossa região do Médio-Tejo e Lezíria, carece de mão-de-obra qualificada, sendo este factor um forte entrave à nossa competitividade.

Caso esse cenário se verifique, a NERSANT disponibilizou-se desde para desenvolver contactos e démarches para acolher e colocar nas empresas da região os recursos humanos que carecem.

________________

_____________________

_____________________