Empresa de Hidrogénio investe 35 Milhões de euros em Benavente

27 Julho 2021, 17:28 Não Por João Dinis

A empresa Fusion Fuel, que recentemente anunciou a aquisição de um pavilhão com 14.333 m2, na Zona Industrial do Vale Tripeiro, em Benavente, apresentou esta terça-feira, em Évora, o seu projecto.

Na presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba e do Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Fusion Fuel, João Teixeira Wahnon, a empresa apresentou o seu projecto H2 Évora, que trará para a região  a primeira central solar para hidrogénio em grande escala em Portugal.

O projecto, que terá em Benavente um dos seus pontos centrais, irá produzir “60 toneladas de hidrogénio verde por ano, o que representa uma diminuição de mais de 600 toneladas de emissões de CO2 por ano em comparação com a produção de hidrogénio convencional”, revelou João Teixeira responsável da empresa.

Sobre a unidade industrial a instalar em Benavente, João Teixeira anunciou que o investimento a realizar será de 35 Milhões de euros, “para a produção de equipamento para a instalação em Portugal e exportação”, a que acresce ainda um investimento anual de 1,8 Milhões de euros “em investigação e desenvolvimento, de forma a garantir a evolução do produto e dos processos produtivos”.

Segundo Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, este investimento, “irá permitir a criação de mais de 300 postos de trabalho, a sua maioria qualificados, o que este considerou uma mais valia para o concelho.

No local estão já a decorrer as obras necessárias para instalação da unidade fabril, que deverá abrir portas no próximo ano.


Fotografia: Hugo Calado / Odigital.pt

________________

________________________