Emotiva homenagem marca quinto aniversário de Falcoaria Património da Humanidade (Com Fotos)

1 Dezembro 2021, 20:56 Não Por João Dinis

A emotiva Homenagem à Professora Doutora Natália Correia Guedes e à Associação Portuguesa de Falcoaria, marcaram o quinto aniversário da Falcoaria como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, decretado a 1 de Dezembro de 2016 e hoje comemorado na Falcoaria Real, em Salvaterra de Magos.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, destacou o papel de Natália Correia Guedes não só na história de Salvaterra de Magos, onde foi e é ‘peça’ fundamental, pela passagem de conhecimentos e de pesquisas que revelaram feitos e factos da história de Salvaterra de Magos, mas também pelo importante papel ligado à Falcoaria, sendo fulcral na obtenção da importante distinção outorgada ao município de Salvaterra de Magos pela UNESCO. “Se hoje Salvaterra de Magos é a Capital Nacional da Falcoaria e se Portugal faz parte da lista de países onde a falcoaria é reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, foi também graças ao seu contributo que o conseguimos”, referiu o autarca durante a homenagem.

Natália Correia Guedes é uma amiga de Salvaterra de Magos e uma extraordinária embaixadora da falcoaria em Portugal e no Mundo”, referiu Hélder Esménio, que acrescentou que “a sua visão e dedicação mantiveram activa esta prática de caça no nosso país e a sua persistência ajudou a devolver ao Município de Salvaterra de Magos a Falcoaria Real”.

A esta homenagem do Município de Salvaterra de Magos associou-se também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que numa mensagem vídeo enviada propositadamente para a ocasião destacou não só o percurso profissional de Natália Correia Guedes, como as suas qualidades humanas.

Natália Correia Guedes, nascida a 26 de Junho de 1943,  Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, completou o doutoramento em Museologia em 1995, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, onde leccionou, assim como na Universidade Católica de Lisboa.
Foi fundadora e primeira directora do Museu Nacional do Traje, directora do Museu Nacional dos Coches e do Museu do Oriente, directora-geral do Património Cultural e primeira presidente do Instituto Português do Património Cultural. É presidente da Junta da Casa de Bragança, desde 2002, e presidente da Academia Nacional de Belas-Artes desde 2014.
Foi co-fundadora e primeira presidente da Associação Portuguesa de Falcoaria.

Natália Correia Guedes, que agradeceu a Homenagem da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reforçou o amor e a ligação familiar a Salvaterra de Magos com a oferta da ‘escritura de partida data de 1534 referente ao Senhorio da Vila de Salvaterra, herdado por D. Fradique Manoel, avô do 1º Conde da Atalaia’.

Também a Associação Portuguesa de Falcoaria foi homenageada, na pessoa do seu Presidente, António Carapuço, na passagem dos seus trinta anos.

Enalteça-se ainda os momentos musicais a antecederem e finalizarem a homenagem, a cargo da violinista Natália Juskiewicz, que acompanhada de viola e guitarra interpretou excelentes momentos dedicados ao fado de Amália Rodrigues.

________________

_____________________

_____________________