Emotiva homenagem em dia de inauguração na Academia de Música de Salvaterra (com Fotos)

10 Setembro 2022, 21:43 Não Por João Dinis

A Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos (ACMSM) inaugurou este sábado, em evento integrado nas nonas Jornadas de Cultura do concelho de Salvaterra de Magos, a requalificação e ampliação das suas instalações, a funcionarem no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

Graças a um entendimento entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a ACMSM foi possível reconverter o antigo quartel dos bombeiros, num espaço de música e cultura, que acolhe agora a sede da associação, bem como a sua escola de música, onde miúdos e graúdos aprendem a tocar um instrumento, sempre com o sonho de poder integrar a “Banda de Salvaterra de Magos”, que a instituição também gere.

O Presidente da ACMSM, José Carlos Alves, agradeceu ao Município e à Associação Humanitária a possibilidade dada à associação de ter umas instalações que lhes permita agora realizar a sua actividade com toda a dignidade, apelando agora a que a população de Salvaterra de Magos se possa associar e ser também um apoio fundamental no desenvolvimento e crescimento da “Banda” salvaterrense.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, surpreendeu a ACMSM, renovando o protocolo anteriormente existente, e que permitiu a realização da intervenção no espaço, de três para dez anos, renováveis automaticamente, o que permite que a associação possa assumir outros compromissos.

Paralelamente, e numa cerimónia já emotiva, foi homenageado pela ACMSM e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hernâni Damásio, que além do músico com maior longevidade na Banda, é também um dos rostos da associação, estando sempre disposto a colaborar com ela, seja na cobrança das quotas dos associados, como a tocar na banda.

“Incluímos este singelo momento de reconhecimento público na nona edição das Jornadas e Cultura, por toda a sua dedicação como músico e dirigente da Banda de Música de Salvaterra de Magos”, referiu Hélder Esménio, deixando “um sensibilizado agradecimento a Hernâni Damásio pela sua disponibilidade para ajudao os outros, dando o seu contributo para promover a cultura e aformação musical no concelho de Salvaterra de Magos”.

“Desejamos que a música se mantenha na sua vida e que o som da sua partitura continue a confortar os nossos corações”,”o seu “ritmo” é uma inspiração”, concluiu o autarca.

Hernâni Damásio, nascido a 2 de Dezembro de 1946, em Salvaterra de Magos, tem a música e a Banda de Salvaterra de Magos, desde sempre na sua vida, fazendo da instituição um apêndice da sua família, onde tem filhos e netos, na escola e banda de música.

Numa composição do Maestro Daniel Manuel foi também apresentada a marcha “O Carpinteiro”, que em homenagem a Hernâni Damásio integrará agora o reportório da Banda.

________________

_____________________

_____________________