De 3 a 5 de outubro, a Chamusca recebe a 11ª edição do Eh!Toiro, um tributo à tradição e à cultura tauromáquica que volta a encher a vila de gente, festa e identidade. Este ano, a feira traz consigo novidades marcantes, entre as quais a Tourada à Corda à Moda dos Açores, tradição singular da Ilha Terceira, e a Capeia Arraiana, corrida típica das aldeias da raia junto à fronteira espanhola, onde o touro é “lidado” com o icónico forcão.
O evento decorre na Horta das Freiras e promete experiências para todas as idades, com um programa diversificado que inclui desfile de gala com cavaleiros, campinos e figuras da etnografia local, encierros, largadas de toiros, demonstrações de toureio a pé, pegas e maneio de gado bravo. A festa combina tradição e modernidade, com espaço para música, folclore, artesanato e convívio.
Um dos momentos altos é a Corrida de Toiros marcada para o dia 4 de outubro, às 17h, na centenária Praça de Toiros da Chamusca. Em praça estarão os cavaleiros Paco Velasquez e António Telles Filho, com as pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, que vive um momento especial com a passagem de testemunho de Nuno Marecos para Diogo Marques. Serão lidados exemplares das ganadarias Veiga Teixeira, Vale Sorraia e Cochicho.
O encerramento do Eh!Toiro acontece no dia 5, com a atuação da Banda da Carregueira, acompanhada da fadista chamusquense Marisa Ferreira, proporcionando um final emotivo para três dias de festa e celebração.






