“Educar na Sexualidade: Avanço da Saúde Europeia” foi tema de conferência em Santarém
3 Junho 2024, 10:50O Salão Nobre da Casa do Campino foi palco do Evento Multiplicador “Educar na Sexualidade: Avanço da Saúde Europeia (EdSex)”, organizado pela Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) do Politécnico de Santarém, com o apoio do Município de Santarém.
O evento, integrado no projeto EdSeX, incluiu conferências e debates sobre educação na sexualidade. A sessão de abertura contou com a presença de João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS); Hélder Pereira, Vice-presidente do Politécnico de Santarém; e Hélia Dias, Diretora da ESSS.
João Teixeira Leite destacou a importância da iniciativa para a comunidade local, afirmando: “É de salutar a importância da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), que completou 51 anos. Celebrámos esta data importante, com projetos importantes, com criação de instalações e de mais respostas à Comunidade”. Reforçou ainda o compromisso do Município em apoiar os projetos do Politécnico de Santarém.
O Vice-presidente da CMS enfatizou a relevância da educação, destacando o recente Conselho Nacional da Educação realizado em Santarém. “A escola é um pilar fundamental para a nossa sociedade. Nós definimos a estratégia para a educação e todos os investimentos que fazemos é a pensar na importância que a educação representa para o futuro coletivo, para o desenvolvimento e para o crescimento da população. O tema que nos traz a este debate é, de facto, da maior relevância para todos os que estão aqui presentes”, afirmou.
Hélia Dias, Coordenadora do Projeto EdSex (Erasmus+), apresentou o projeto, seguida pela apresentação dos resultados do mesmo, moderada por Gustavo Duarte, membro da APAV. A equipa do Projeto EdSex, composta por Açucena Guerra, Conceição Santiago, Sara Palma e Teresa Carreira, professoras da ESSS, debateu o tema “O Consentimento na Vivência da Sexualidade – Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva & Cultura”.
O evento prosseguiu com um debate sobre a “Acessibilidade aos Cuidados de Saúde na Comunidade”, moderado por Alcinda Reis, Subdiretora da ESSS, e contou com intervenções de Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da CMS; Manuela Vieira, Enfermeira Coordenadora da UCC de Santarém; e Tetyana Tarnavska, Coordenadora do Centro Vesselka na Associação Ucranianos em Portugal.
O Evento Multiplicador EdSex concluiu-se com um debate geral sobre os temas apresentados e uma sessão de perguntas e respostas com os participantes, promovendo um espaço de esclarecimento e partilha de conhecimentos.