Edição 2024 do Orçamento Participativo de Azambuja recebeu 25 Ideias para Investimento
26 Maio 2024, 20:37A edição 2024/2025 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja concluiu a fase de apresentação de propostas com a receção de 25 ideias de investimento em diversas áreas elegíveis.
Qualquer cidadão com mais de 16 anos teve a oportunidade de apresentar propostas nas seguintes áreas: educação e juventude; cultura e património; turismo e promoção económica; desporto; saúde e ação social; espaços públicos; infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade; proteção ambiental, energia e sustentabilidade; reabilitação e requalificação urbana; segurança e proteção civil.
Para esta edição, está prevista uma verba global de 120 mil euros para financiar as propostas mais votadas, com um máximo de 15 mil euros por projeto. As 25 propostas submetidas foram registradas na plataforma op.cm-azambuja.pt e agora passam para a fase de análise técnica e validação, onde serão confirmados os requisitos do programa.
O período de votação pública para as propostas aprovadas na fase de análise está previsto para abrir em outubro. Este processo sublinha o objetivo do Orçamento Participativo: incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, ampliando os espaços de diálogo entre eleitos, técnicos municipais e a população.
O Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia participativa, regulado municipalmente, que permite aos cidadãos decidirem como parte do orçamento público deve ser investido, promovendo assim um maior envolvimento e responsabilidade comunitária.