Ecolezíria inicia distribuição de 7500 compostores a 12 de Abril

7 Abril 2021, 14:54 Não Por Redacção

A Ecolezíria, empresa intermunicipal para o tratamento de resíduos urbanos, inicia a 12 de Abril a distribuição de 7500 compostores domésticos, nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

As inscrições para receber um destes equipamentos podem ser feitas no website da Ecolezíria em www.ecoleziria.pt, que dispõe de um formulário próprio para o efeito, bem como nas juntas de freguesia e através do contacto com os Municípios.
A partir da próxima segunda-feira dia 12 de Abril os munícipes podem ser contactados pela sua autarquia para agendar a entrega e recolha do compostor.

Para realizar a compostagem doméstica, as famílias têm obrigatoriamente que dispor de espaço exterior num solo com terra, como um quintal, jardim ou horta.


Esta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), “visa incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos em casa para fazer fertilizantes naturais”, refere a empresa em comunicado, que esclarece que cada compostor tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra.

A acção faz parte de uma estratégia global da Ecolezíria que dá o mote à campanha “A Rua é a Casa de Todos”, e que pretende assegurar o cumprimento das metas definidas pela União Europeia para a reutilização e a reciclagem de 55% dos resíduos urbanos em 2025 e 65% em 2030.

Outras fortes apostas deste projeto mais vasto, “serão a implementação de projeto piloto de recolha de lixo porta a porta, a criação de mais e melhores pontos de recolha de resíduos urbanos bem como de resíduos recicláveis, a divulgação da recolha adequada de monos e monstros, como entulho de obras ou objetos domésticos como móveis, colchões, entre outros, por parte das autarquias, entre diversas outras ações que visam melhorar da qualidade de vida em todos os municípios da Ecolezíria”.

A Ecolezíria salienta que tem como meta melhorar a prestação dos serviços à comunidade e ser um dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que contribuirá fortemente para que Portugal atinja as metas da reciclagem e reduza a produção de resíduos indiferenciados.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________