Ecolezíria e Câmara testam recolha de resíduos porta a porta em Almeirim

22 Julho 2024, 10:34 Não Por André Azevedo

O Município de Almeirim e a empresa intermunicipal Ecolezíria vão arrancar com o projeto piloto de recolha de lixo porta a porta no concelho de Almeirim, informou o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, na sua página de Facebook.

A recolha será feita na zona urbana de Almeirim e na freguesia de Raposa e terá dias e horas definidos para ser feita. Os contentores para a separação são fornecidos pela autarquia. Um castanho de 30 litros para biorresíduos, um amarelo de 45 litros para plástico e metal e um azul de 45 litros para papel e cartão. Os contentores podem ser levantados em Almeirim, no estaleiro da Junta de Freguesia – Rua António Sérgio (ao lado do Posto da GNR) ou na Junta de Freguesia da Raposa.

O Município vai ainda realizar sessões de esclarecimento, porta a porta, na Raposa (quarta-feira, 24 de julho) e em Almeirim (quinta-feira, 25 de julho). Nesses dias serão também distribuídos contentores. Os esclarecimentos e dúvidas serão respondidos através dos contactos 800 210 045 ou do email ecoleziria@ecoleziria.pt

“A recolha porta-a-porta é a última e derradeira tentativa de mudar de forma significativa os valores da reciclagem”, explica Pedro Ribeiro na publicação. O autarca garantiu ainda que o projeto está em fase piloto e que a escolha recai sobre a cidade de Almeirim por ser a maior área urbana e na raposa por ser a freguesia mais pequena. Mediante os resultados o projeto será expandido às restantes áreas do concelho.

Imagem: Facebook Pedro Ribeiro

____________________