Ecolezíria aumenta tarifário 5,4%

15 Março 2024, 15:28 Não Por João Dinis

A Ecolezíria, empresa que desde 2020 é responsável pela recolha dos resíduos urganos nos concelhos de Almeirim e Coruche, bem como realiza o tratamento e valorização de resíduos urbanos produzidos na área dos Municípios associados na RESIURB – Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, informou esta semana os munícipes que irá aumentar a sua tarifa, cobrada através da fatura das Águas do Ribatejo, em 5,40%.

Os munícipes estão a ser surpreendidos pelo aumento, anunciado agora através de um folheto informativo, anexo às faturas da Águas do Ribatejo, onde a empresa justifica este aumento com a Lei. “As atualizações devem ser, de acordo com a lei, refletidas no tarifário a praticar junto dos consumidores, e após a cobrança serão encaminhados pela Ecolezíria às entidades competentes – APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e Fundo Ambiental”, esclarece a empresa.

A Ecolezíria salienta ainda que o ano passado não realizou a atualização do tarifário, vendo-se agora “forçada” a atualizar esse tarifário, em 5,40%, “quer por recomendação da ERSAR, quer derivado do aumento da IHPC que se verificou no ano anterior”.

De acordo com o tarifário publicado, na tarifa fixa os consumidores domésticos, os maiores “pagadores” desta taxa, irão pagar 2,161 euros na tarifa fixa, e entre 0,337 euros e 1,924 euros, na tarifa variável, de acordo com os consumos.

A taxa de gestão de resíduos será de 0,310 euros.

De acordo com o Orçamento da empresa para o ano 2024, esta estima que esta receita venha a ser de 1.7 Milhões de euros.

________________

_____________________

_____________________