Ecolezíria anuncia recolha porta a porta em 2022 com recompensado cumpridores

10 Dezembro 2021, 11:03 Não Por Redacção

A Ecolezíria, empresa intermunicipal responsável pela recolha e gestão dos resíduos sólidos nos concelhos de Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Cartaxo e Alpiarça, irá iniciar em 2022 o sistema porta a porta, recompensando aqueles que mais cumprirem com o sistema e a separação dos resíduos.

Segundo explicou ao Notícias do Sorraia Dionísio Mendes, Administrador executivo da Ecolezíria, “estamos a finalizar a preparação desse processo, que vai começar com várias áreas experimentais”, não iniciando a empresa o sistema porta a porta, em todas as localidades, mas sim em vários locais nos seis concelhos da sua área de abrangência.

Começaremos com projectos-piloto em cada um dos concelhos, para podermos ganhar experiência, para avançarmos de toda a área dos seis concelhos da Ecolezíria”, comenta Dionisio Mendes, que refere que a empresa está a preparar o investimento necessário nomeadamente “em viaturas e meios logísticos para até ao final de 2022 arrancarmos com esses projectos piloto de recolha selectiva porta a porta”.

O administrador refere que tudo está previsto ocorrer, ainda que com custos bastante elevados. O facto de não existirem grandes concentrações populacionais leva a que a recolha porta a porta venha a ser mais dispendiosa para a empresa, pelo que tudo terá que ser ponderado, ainda que “o projecto esteja no planeamento da empresa”.

A recolha porta a porta irá ainda assim beneficiar as pessoas que assiduamente separem o lixo, “com senhas de compras no comércio local, de modo a que quem separa o lixo regularmente e colocam à sua porta…”, salienta Dionísio Mendes.

________________

_____________________

_____________________