Dois novos médicos melhoram situação no Centro de Saúde de Benavente

9 Setembro 2021, 19:43 Não Por João Dinis

Ainda que a situação esteja “longe do desejável”, a chegada de uma nova médica no Centro de Saúde de Benavente e do médico ao Posto Médico de Santo Estevão aliviou os constrangimentos até aqui verificados no Centro de Saúde de Benavente, que funcionava somente com uma médica.

De acordo com Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, “a situação é agora um pouco melhor, mas ainda longe do desejável…”, com a chegada de um dos cinco médicos contratados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) no último concurso público. Apesar do concurso prever a contratação de 20 médicos, foi apenas possível contratar 5, sendo que um deles está agora no Centro de Saúde de Benavente.

Na área de abrangência do Centro de Saúde de Benavente existem agora três médicos, além dos médicos tarefeiros que continuam a garantir o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), pelo que a ideia que foi avançada da USF de Samora Correia vir a gerir o Centro de Saúde de Benavente está “fora de equação, para já”, refere o autarca.

Laura Silveira, Vice-Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), referiu ainda ao Notícias do Sorraia que a situação em Benavente está a ser acompanhada pela entidade, salientando também que os serviços de telemedicina, como o implementado na Junta de Freguesia da Barrosa, são fundamentais para desbloquear alguns dos constrangimentos verificados em Benavente, como a obtenção de receituário ou marcação de consultas.

Sobre a criação de uma USF em Benavente, Laura Silveira referiu apenas que essa é uma situação que não se encontra definida, admitindo no entanto a união entre o Centro de Saúde de Benavente e Samora Correia, em moldes ainda a estudar.

O Município de Benavente aprovou também um conjunto de incentivos à fixação de médicos, num programa específico que contempla um conjunto de apoios e regalias a dar aos médicos que venham para Benavente, que aguardam somente a ratificação da Assembleia Municipal, que se realizará na próxima segunda-feira, 13 de Setembro, em que o Presidente da Câmara deposita esperanças de que venham a atrair os médicos necessários ao bom funcionamento do Centro de Saúde de Benavente.

Actualmente a área afecta ao Centro de Saúde de Benavente, além dos médicos tarefeiros do SAP, possui três clínicos em permanência, dois no Centro de Saúde de Benavente e um no Posto Médico de Santo Estevão e o serviço de telemedicina na Barrosa.

________________

_____________________

_____________________