Distrito de Santarém entre os distritos onde os combustíveis são mais baratos

10 Maio 2023, 15:42 Não Por Lusa

O consumo de combustíveis derivados do petróleo desceu 7,9% em março, em termos homólogos, apesar de ter subido 17% face a fevereiro, revelou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Segundo o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL, hoje divulgado pelo regulador, o consumo de combustíveis derivados do petróleo, “considerando o cabaz de gasolina, de gasóleo, de jet e de GPL”, em março de 2023, foi 7,9% inferior, ou seja, desceu 61,8 quilotoneladas (kton) face a março de 2022.

Para esta redução contribuiu uma “diminuição no consumo de GPL (-25,3%), de gasóleo (-12,7%) e de gasolina (-8,7%)”, disse o regulador. Em sentido contrário, o consumo de ‘jet’ aumentou (+28,0%), destacou.

Em relação a fevereiro, o consumo de combustíveis aumentou em março. Segundo a ERSE, “o consumo global aumentou 104,6 kton face ao mês anterior, o que representa um acréscimo de 17,0%”, sendo que “o aumento do consumo de combustíveis derivados de petróleo em março ocorreu na gasolina (+24,2%), no gasóleo (+17,5%), no jet (+14,5%) e no GPL (+4,0%)”.

A entidade reguladora destacou também que “o consumo verificado em março de 2023 foi superior ao consumo no período homólogo pré-pandémico de 2019 (+82,8 kton)”, tendo observado “um aumento no consumo de gasolina (+20,2%), de gasóleo (+13,7%) e de jet (+12,7%)”. Contrariamente, “no mesmo período diminuiu o consumo de GPL (-6,8%)”, referiu.

Quantos aos preços médios de venda, em março, o da gasolina simples 95 reduziu-se em 0,9% (1,723 euros/litro), face ao mês anterior e o do gasóleo diminuiu 2,1% (1,608 euros/litro), acompanhando o comportamento dos mercados internacionais.

Por outro lado, o preço médio de venda ao público do GPL Auto “aumentou face a fevereiro (+2,7%), contrariando o comportamento verificado nos mercados internacionais”, destacou a ERSE.

Também o preço das garrafas mais comercializadas de “gás propano e de butano sofreu uma variação de +0,7% e +0,9%”.

A ERSE destacou que “os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’”.

Segundo o regulador, “os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental. Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos”.

Por sua vez, “Braga, Viseu e Vila Real registaram, para Portugal Continental, a garrafa de GPL (butano e propano) com o menor custo”, enquanto “Leiria, Beja e Setúbal, apresentam os preços mais elevados”.

________________

_____________________

_____________________