Dia de campo InovMilho mostrou ao Ministro da Agricultura a inovação na cultura do milho e do sorgo em Coruche (Com Fotos)

4 Setembro 2019, 17:45 Não Por João Dinis

O Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo InovMilho, sedeado em Coruche, levou a efeito esta quarta-feira, 04 de Setembro o seu Dia de Campo na Estação Experimental António Teixeira.

Neste dia de campo, foi apresenta a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo, que resulta de um trabalho conjunto do InovMilho, que é uma iniciativa da  Associação Nacional dos Produtores de Milho  e Sogro (ANPROMIS), em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Câmara Municipal de Coruche, reunindo no seu seio 34 entidades.

Durante a visita aos ensaios de campo, as empresas e a comunidade científica e académica deram a conhecer técnicas e tecnologias inovadoras que potenciam a produtividade e a sustentabilidade da cultura do milho. 

Entre os temas abordados neste dia de campo, destaca-se a mecanização da cultura do milho, o uso eficiente da água de rega através da Agricultura de Conservação, a utilização de bactérias do solo na promoção do crescimento do milho e a conservação genética de variedades tradicionais de milho e sua importância face às alterações climáticas.

Este Dia de Campo, contou na sua sessão de encerramento com a presença do Ministro da Agricultura, Dr. Luís Capoulas Santos, que enalteceu o trabalho desenvolvido por esta associação, bem como salientou a importância do tecnológica e estudos desenvolvidos pelos Centros de Trabalhos e de Inovação para a agricultura.

Na sessão de encerramento discursaram também Dr. Jorge Neves, Presidente da ANPROMIS, Eng. Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação Portuguesa de Agricultores (CAP), e Dr. Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche.

________________

________________________