DGS está a terminar preparação do regresso das visitas a lares

10 Maio 2020, 11:24 Não Por Redacção

A ministra da Saúde garantiu que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e autoridades competentes vão concluir, até ao final da semana, a preparação do regresso das visitas a lares e unidades de cuidados de saúde, entre outros.

“Neste momento, as autoridades de saúde, a DGS e outros sectores que articulam com estas áreas, estão a concluir, esperemos que até ao final da semana, temas como o regresso a estruturas residenciais para idosos e unidades de cuidados de saúde continuados e integrados […], creches, transportes públicos e futebol”, afirmou Marta Temido, que falava aos jornalistas em Lisboa.

Sem avançar com mais detalhes, a governante disse que os termos técnicos desta preparação vão ser “oportunamente transmitidos”.

Durante a sua intervenção, a governante referiu ainda que o Ministério da Saúde tem estado focado na retoma da actividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde, que contemplará aspectos como o recurso a meios não presenciais, nomeadamente, à telesaúde, programas de telerastreio e telemonitorização.

Por outro lado, a retoma vai incluir o desfasamento de horários de atendimento, mesmo ao fim de semana, bem como o agendamento por hora marcada, “garantindo que os utentes permanecem o menor tempo possível nos estabelecimentos prestadores”.

Segundo Marta Temido, o Governo vai ainda continuar focado “no acompanhamento da situação epidemiológica nos patamares local, distrital, regional e nacional, com especial atenção à identificação de novos ‘clusters’, focos e grupos de infecção”.

Com Agência Lusa

________________

_____________________

_____________________