Dez milhões de euros para instalar painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas

15 Maio 2021, 18:39 Não Por Redacção

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou este sábado, a abertura das candidaturas ao Aviso para a Instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas.

Com uma dotação de 10 Milhões de euros e um apoio que pode chegar aos 70%, este Aviso contempla uma discriminação positiva para territórios vulneráveis, zonas desfavorecidas de montanha e detentores do Estatuto de Agricultura Familiar.

Maria do Céu Antunes reforçou a importância desta medida para “tornar o sector mais sustentável, mais inovador, mais rentável, sempre atento às questões éticas”, uma vez que estes painéis fotovoltaicos permitem “aumentar a sustentabilidade ambiental e energética, ao ser possível produzir energia a partir de uma fonte renovável, contribuindo, consequentemente, para mais sustentabilidade socioeconómica e, ainda, para a viabilidade das explorações. Ou seja, para um futuro melhor, assente numa transição, digital e climática, justa e inclusiva”.

 O Aviso, anunciado hoje, integra a medida “Pequenos Investimentos na exploração agrícola” e contempla um apoio ao investimento que pode ir dos 700 euros aos 35 mil euros.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________