Desvio de Fundos Europeus leva PJ a fazer buscas que passaram por Santarém e Évora

24 Maio 2022, 15:10 Não Por Redacção

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira a realzação de cinquenta e quatro (54) mandados de busca, em escritório de advogado, residências e escritórios de diversas sociedades, que decorreram de norte a sul do país, com o objectivo de recolher provas no âmbito de um inquérito que corre termos no DCIAP, relacionado com o desvio de fundos comunitários.

De acordo com a PJ, em comunicado, em causa estão “factos relacionados com projectos susceptíveis de cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através dos apoios directos à Internacionalização das PME, no âmbito do Portugal 2020”, que envolvem incentivos superiores a 3 milhões de euros.

As diligências decorreram na zona de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém e Setúbal.

“Os factos em investigação são susceptíveis de consubstanciar os crimes de fraude na obtenção de Subsídio e fraude fiscal qualificada”, refere ainda a PJ, que envolveu cerca de duas centenas de investigadores e peritos da Polícia Judiciária, bem como elementos do Núcleo de Assessoria Técnica da PGR, que estiveram acompanhados de um Juiz de Instrução Criminal e seis Procuradores da República.

Na sequência das diligências, foi apreendida vasta documentação e outros elementos de prova, tendo em vista a sua análise, bem como foram constituídos 37 arguidos, 21 pessoas singulares e 16 pessoas colectivas.

________________

_____________________

_____________________