Descobertos três ninhos de Vespa asiática na Erra (Com Fotos)

1 Dezembro 2020, 20:16 Não Por Redacção

Um habitante de Vila Nova da Erra, concelho de Coruche, deu esta segunda-feira o alerta às autoridades para a existência de três ninhos de Vespa asiática, numa zona da localidade conhecida como Guarda Mor, junto à ribeira da Erra.

Os ninhos encontram-se todos no cimo da mesma árvore, de grande porte, como é característico desta espécie de insectos, que pode ser perigosa para os humanos, pelo que se desaconselha a aproximação da zona a todos.

De acordo com o que o Notícias do Sorraia apurou, as autoridades, nomeadamente a Guarda Nacional Republicana, através do seu serviço SEPNA e os Bombeiros, estão a agendar a remoção dos ninhos, através de uma empresa especializada, que pode acontecer até ao final da semana.

A vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa-asiática, é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático, é considerada uma  espécie invasora que constitui uma preocupação séria das autoridades devido à sua acção predadora que põe em perigo as abelhas autóctones, podendo mesmo dizimar um enxame de abelhas europeias em poucos dias.

Detectada pela primeira vez em Viana do Castelo, no mês de Setembro de 2011, daí para cá têm sido identificados e destruídos ninhos um pouco por todo o país, sendo que já se registaram mesmo mortes em virtude das picadas das vespas, facto que as torna não só perigosas para outros animais ou espécies, bem como para o próprio homem, pelo que as autoridades aconselham a máxima prudência para com a espécie e os seus ninhos.


Fotografias: Romeu Maximiano

________________

_____________________

_____________________