Derrota do Benavente Futsal por 60 a 0 dá título e polémica

7 Maio 2023, 11:26 Não Por Redacção

A última jornada do Campeonato Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Santarém ficou marcada pela polémica na decisão do campeão, após o Mação FC ter vencido um Benavente FC, que se apresentou com apenas três jogadores, pela larga margem de 60-0, sagrando-se campeão distrital de futsal e assegurando a subida aos escalões nacionais.

À partida para a derradeira jornada, Vitória de Santarém e Mação FC encontravam-se empatados na tabela classificativa com 46 pontos, estando a vantagem do lado dos escalabitanos pela margem de golos. Para se sagrar campeão o Mação precisava de faturar pelo menos 33 golos frente ao Benavente FC, algo que conseguiu facilmente. Em declarações ao Notícias do Sorraia o presidente do Mação FC, Luís Bento, lamenta o sucedido e garante que está de “consciência tranquila, uma vez que é algo que me ultrapassa, a equipa técnica (do Benavente FC) decidiu que ia a jogo assim, não posso fazer nada”. O dirigente explicou que é uma situação recorrente, dando como exemplo o jogo entre SL Benfica e B-SAD, na primeira divisão de futebol nacional, em que os adversários dos encarnados se apresentaram apenas com sete jogadores, acrescentando que mesmo nas camadas jovens isto acontece, embora tenha esquecido os exemplos das equipas que igualam o número de jogadores adversários, a bem do fairplay e da verdade desportiva. Luís Bento frisou ainda que a verdade desportiva estaria ainda mais em causa se a equipa de Benavente não comparecesse ao jogo.

O presidente do clube maçaense mostrou-se ainda bastante descontente com as críticas que se têm levantado nas redes sociais, e diz sentir-se ofendido e enxovalhado por personalidades influentes no distrito e diz estar a considerar levar o assunto para a justiça. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém manifestou-se na sua página de Facebook. “O Desporto é Fair Play, não é ganhar a qualquer custo. Quem pensa assim, não terá futuro no desporto e nenhuma outra qualquer atividade”, vincou o autarca, que pede ainda que a “verdade desportiva” seja reposta pela Associação de Futebol de Santarém e pela Federação Portuguesa de Futebol.

O NS tentou contactar a direcção do Benavente FC, no sentido de esclarecer o que levou a que nenhum jogador sénior comparecesse ao jogo, mas até ao momento da publicação desta notícia ainda não foi possível obter qualquer resposta. Também o presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, foi contactado pelo NS mas não obteve, para já, qualquer resposta.


Por: André Azevedo
Foto: Vanda Serra / Facebook

________________

_____________________

_____________________