Depois da Vespa o Percevejo asiático alerta Portugal

19 Outubro 2019, 12:14 Não Por Redacção

Com a praga da Vespa Velutina (Asiática), em pleno pico de actividade em Portugal, com ninhos e animais a serem detectados quase diariamente, surge mais uma praga asiática, que está a deixar as autoridades portuguesas em alerta.

O percevejo asiático, é uma espécie não prejudicial ao humano, não morde, não pica ou suga sangue, nem transmite doenças, exalando um cheiro forte e desagradável, razão por que é conhecido como brown marmorated stink bug (percevejo fedorento), que ataca sobretudo espécies frutícolas, tendo sido detectado já em 15 estados membros da União Europeia, sendo que em Itália é onde este está a causar maior preocupação, onde se registam importantes estragos nas culturas.

Em Portugal, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospceção direccionado para a identificação da presença deste insecto, tal como acontece para mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes.

‘Face às características deste inseto, é expectável a sua dispersão pelo território da União Europeia, em particular através do movimento de mercadorias, de meios de transporte e de pessoas, pelo que os agricultores devem estar particularmente atentos à eventual presença do insecto em maquinaria e bens que entrem nas suas explorações agrícolas. Em caso de detecção, deverão ser tomadas medidas de controlo. Além da luta química, estão já a ser estudadas formas de controlo biológico desta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália’, alerta a Direcção Geral de Veterinária e Alimentação.

________________

________________________