O bp Ultimate Rally Raid Portugal confirmou o talento e a ambição de uma nova geração de pilotos, mas sobretudo ficará para a história do desporto nacional como a prova onde Bernardo Oliveira se sagrou Campeão do Mundo de Navegadores Rally-Raid, na categoria SSV. O jovem de apenas 20 anos tornou-se o primeiro português a alcançar este título mundial, num feito inédito que reforça o estatuto de Portugal como palco de grandes momentos do todo-o-terreno.
Natural de Fafe, Bernardo Oliveira divide a vida entre os estudos de mestrado em economia, em Boston, e a paixão pelo automobilismo. Sentado ao lado de Alexandre Pinto, competiu ao mais alto nível e garantiu o título no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. “Honestamente, ainda não caí na realidade. É a primeira época no campeonato do mundo e estou feliz por ser campeão em Portugal. Acredito que vamos fechar o título de pilotos em Marrocos”, declarou, emocionado.
O seu piloto, Alexandre Pinto, viu a matemática adiar a consagração imediata, embora possa já ser virtual campeão se se confirmar a ausência do italiano Enrico Gaspari na última prova da época, em Marrocos.
Emoção até ao último quilómetro
A segunda edição do bp Ultimate Rally Raid Portugal foi marcada por grandes lutas, constantes mudanças de líder e um ambiente de forte emoção ao longo de cinco dias de competição. Nos automóveis, o triunfo foi decidido ao segundo. O brasileiro Lucas Moraes (Toyota Hilux T1+ Evo) venceu com apenas 53 segundos de vantagem sobre o sul-africano Henk Lategan, após 1.119 quilómetros cronometrados. Sébastien Loeb (Dacia) fechou o pódio.
Entre os portugueses, João Ferreira brilhou na derradeira etapa, superando nomes como Nasser Al Attiyah e Carlos Sainz, e mostrou que tem andamento para discutir vitórias ao mais alto nível. Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max) venceu a categoria Challenger e terminou num notável sexto lugar absoluto. Já nos SSV, João Dias (Polaris RZR) conquistou a vitória com 18 minutos de avanço, à frente de Alexandre Pinto, que deu mais um passo decisivo para o título mundial.
Sanders campeão do mundo nas motos
Nas motos, Daniel Sanders (KTM) confirmou o excelente momento de forma, venceu a prova e conquistou o título mundial de RallyGP. O australiano somou triunfos em três das cinco etapas disputadas em Portugal e prometeu continuar a lutar pela perfeição em Marrocos. “O final foi espetacular, com bandeiras e muita gente. Estou muito feliz com a época que fiz. É a concretização de um sonho”, afirmou.
O pódio ficou completo com o espanhol Tosha Schareina (Honda), segundo classificado, e com o argentino Luciano Benavides (KTM), terceiro da geral e vencedor da derradeira etapa.
Orgulho português e futuro garantido
Os resultados alcançados por pilotos nacionais confirmam que Portugal é um terreno fértil para o todo-o-terreno. Gonçalo Guerreiro e João Dias juntaram vitórias de categoria ao feito histórico de Bernardo Oliveira. Alexandre Pinto está a um passo de também se sagrar campeão mundial, o que poderá acontecer já em Marrocos.
O bp Ultimate Rally Raid Portugal regressa em 2026, entre os dias 17 e 22 de março, prometendo mais espetáculo, competitividade e, acima de tudo, oportunidades para a afirmação de novos talentos portugueses no panorama internacional.
Classificação final Autos
1º Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Hilux T1+ Evo), com 12h13m05s
2º Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux T1+ Evo), a 53s
3º Sebastien Loeb/Edouard Boulanger (Dacia Sandrider), a 10m05s
4º Christian Baumgart/Luís Felipe Eckel (Toyota Hilux T1+ Evo), a 17m43s
5º Nasser Al Attiyah/Fabian Lurquin (Dacia Sandrider), a 24m13s
6º Gonçalo Guerreiro/Bruno Jacomy (Tauris Evo Max), a 23m53s (1º Challenger e 1º português)
11º João Dias/Rui Pita (Polaris RZR), a 43m33s (1º SSV)
Classificação final Motos
1º Daniel Sanders (KTM 450 Rally), com 12h39m39s
2º Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally), a 3m40s
3º Luciano Benavides (KTM 450 Rally), a 12m41s
4º Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally), a 14m34s
5º Edgar Canet (KTM 450 Rally), a 21m57s (1º Rally2)
8º Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally), a 27m18s (1º português)
15º Thomas Zoldos (Beta 430), a 1h16m33s (1º Rally3)
25º Gaëtan Martinez (CF Force 1000), a 3hm05,41s (1º Quad)
Campeonato de Pilotos Autos
1º Nasser Al Athiyah, 140 pontos
2º Henk Lategan, 131
3º Lucas Moraes, 130
4º Seth Quintero, 84
5º Yazeed Al Rajhi, 77
Campeonato de Construtores Autos
1º Toyota Gazoo Racing W2RC, 397 pontos
2º Dacia Sandrider, 287
3º Ford M-Sport, 217