Violento incêndio na Glória destrói carro dos Bombeiros de Salvaterra, ameaça casas e consome vários hectares (com Vídeos e Fotos)

10 Julho 2022, 20:48 Não Por João Dinis

Um violento incêndio que deflagrou ao início da tarde deste domingo, na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, deixou um rasto de destruição na localidade, tendo consumido uma considerável área de floresta e mato, em número de hectares ainda não apurado pelas autoridades, tendo destruído também um auto-tanque (carro de combate) dos Bombeiros de Salvaterra de Magos e ameaçado diversas habitações.

O alerta foi dado pelas 12.48 horas, e de imediato foram mobilizados inúmeros meios das corporações de bombeiros da região. Um auto-tanque dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, que foi das primeiras a intervir no incêndio, ficou bloqueado por uma árvore e acabou mesmo por ser totalmente consumido pelas chamas, tendo os operacionais conseguir sair ilesos do incidente.

Durante a tarde viveram-se momentos de pânico, com a população a ser fundamental no apoio aos bombeiros que acorreram ao local, quer através do auxílio no combate às chamas, quer pela indicação de caminhos e ignições.

Um dos pontos mais problemáticos ocorreu entre a Travessa Rosária Laureana e o Beco Manuel Domingos, onde várias habitações estiveram mesmo em risco, dada a rápida propagação das chamas, que se deslocaram a uma velocidade tremenda no pasto e mato seco.

Paulo Dionísio, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, e das operações, referiu que este foi um “incêndio bastante violento, dadas as condições atmosféricas”, propícias à progressão do incêndio assustou bastante a população, não se registando ainda assim qualquer dano nas habitações ou anexos.

Do incêndio registou-se ainda a assistência a um popular, por exaustão e inalação de fumos.

O Comandante salientou ainda que apesar do elevado número de ocorrências no distrito de Santarém, os meios que foram empenhados para o incêndio da Glória do Ribatejo foram os suficientes.

No teatro de operações estiveram 147 operacionais, de diversas corporações de bombeiros do Vale do Sorraia, e dos distritos de Évora e Setúbal, apoiados por 46 viaturas e 3 meios aéreos.

O incêndio entrou em fase de resolução e rescaldo cerca das 20 horas, numa operação que se irá agora prolongar pela noite dentro.

________________

_____________________

_____________________