Custos de construção aumentaram 1,9% em janeiro

7 Março 2024, 11:20 Não Por Lusa

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,9% em janeiro face ao mesmo mês de 2023, mais 0,2 pontos percentuais do que em dezembro, segundo uma estimativa hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do INE, em janeiro, face ao mesmo mês de 2022, o preço dos materiais apresentou um decréscimo de 0,9% (-2,2% no mês anterior) e o custo da mão de obra um aumento de 5,7% (menos 1,3 pontos percentuais do que em dezembro).

O custo da mão de obra contribuiu com 2,4 pontos percentuais (3,0 pontos no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), enquanto os materiais tiveram uma contribuição de -0,5 pontos percentuais (-1,3 pontos em dezembro de 2023).

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, com uma descida de cerca de 15%, e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, a chapa de aço macio e galvanizada e os vidros e espelhos, com reduções de cerca de 10%.

Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários, com crescimentos homólogos de cerca de 10%, e o cimento, as tintas, primários, subcapas e vernizes, com cerca de 5%.

Em janeiro, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 1,4%, 2,2 pontos percentuais superior à do mês anterior, tendo o custo dos materiais subido 0,9% e o da mão de obra 2,2%.

No mês em análise, as componentes materiais e mão de obra contribuíram com 0,5 e 0,9 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (-0,4 pontos percentuais em ambos os casos em dezembro de 2023).

________________

_____________________

_____________________