Cruz Vermelha reforça Bombeiros de Coruche
6 Janeiro 2025, 9:01Uma equipa da Cruz Vermelha de Alenquer irá reforçar os Bombeiros Municipais de Coruche, podendo assim garantir uma maior operacionalidade à corporação, sobretudo numa altura em que é esperado um aumento significativo do número de ocorrências, tendo em conta o elevado pico de gripe que se verifica em todo o território nacional.
Na última reunião de câmara, Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, anunciou que o Município estava a concluir a elaboração de um protocolo que permita que uma equipa da Cruz Vermelha viesse reforçar a operacionalidade dos Bombeiros de Coruche, no período diurno, durante os sete dias da semana.
Os operacionais da Cruz Vermelha vão estar disponíveis entre as 10 e as 20 horas de segunda-feira a domingo.
Deste modo os Bombeiros Municipais de Coruche passam a contar com mais uma equipa de socorro, que reforçará também a frota de ambulâncias da corporação, sobretudo depois das avarias do final do ano que deixaram os Bombeiros de Coruche com apenas uma viatura de socorro disponível.
Segundo Francisco Oliveira, questionado pelo vereador do PSD Osvaldo Mendes, atualmente estão já ao serviço três das sete ambulâncias dos Bombeiros de Coruche, estando a reparação da quarta viatura a ser concluída.
O autarca salientou ainda que o Município está a negociar com o INEM a substituição da ambulância de socorro (amarela), que atualmente já ultrapassou os 900 mil quilómetros e é uma das inoperacionais atualmente, encontrando-se numa oficina em Leiria.
Francisco Oliveira destacou ainda o trabalho dos mecânicos do Município de Coruche, que tudo fizeram para que os veículos de socorro estivessem disponíveis no menor espaço de tempo, não tendo no entanto conseguir contrariar a falta de peças nas marcas, que motivou o maior tempo de inoperacionalidade das ambulâncias.
CDU pede reunião com Ministério da Saúde
Valter Jerónimo, vereador eleito pela CDU, lançou o repto à autarquia liderada pelo PS, que possa agilizar junto do Ministério da Saúde uma reunião, com o objetivo de apresentar o ponto de situação da saúde no concelho de Coruche, fortemente afetado pelo encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde.
“Não basta ter as competências da saúde para resolver os problemas dos edifícios”, lamentou o vereador, que entende que é necessário dar resposta às populações.
Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche concordou com o eleito da CDU referindo que a autarquia irá diligenciar junto do Ministério da Saúde uma audiência, com o objetivo de reivindicar para o concelho melhores condições no Centro de Saúde, sobretudo numa altura em que os atendimentos foram constrangidos a 50% do que eram no ano passado.