Críticas ao abandono do setor agrícola marcam arranque da FRIMOR em Rio Maior (com fotos)

30 Agosto 2024, 11:18 Não Por André Azevedo

Rio Maior está em festa depois de ser dado o pontapé de saída na edição 2024 da FRIMOR, na tarde de quinta-feira, 29 de agosto. O certame vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Rio Maior até 1 de setembro.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias; do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim; da deputada e Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais; e do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques. Entre os convidados contavam-se ainda vários representantes de entidades locais e regionais.

Isaura Morais foi a primeira a intervir para relembrar a importância da agricultura no sustento do país e a necessidade de revitalizar o setor, criando incentivos para chamar os jovens para a agricultura.

Filipe Santana Dias descreveu a FRIMOR como “o evento mais marcante do calendário de Rio Maior” e destacou o trabalho que tem sido feito com o certame e com outras atividades que tem conseguido “manter um fluxo crescente de visitantes às atividades em Rio Maior”, garantindo ainda que é uma política a manter e reforçar.

O autarca deu nota que o setor da agricultura tem sofrido com as políticas do último Governo dando como exemplo o número de ceboleiros presentes na FRIMOR que, em sete anos, decresceu de 30 para 15.

“A agricultura e os agricultores foram menosprezados e vistos como profissionais de menor importância pelo Governo”, lamentou o autarca riomaiorense, aproveitando a presença do Secretário de Estado para clamar por políticas centrais que sejam capazes de recapacitar o setor agrícola que é “essencial ao país”.

Carlos Abreu Amorim, que esteve em representação do Ministro e do Secretário de Estado da Agricultura, garantiu que o Governo está empenhado em fazer um “corte disruptivo com o abandono do setor agrícola” e criar políticas que voltem a trazer os jovens para a agricultura.

O objetivo é matar a ideia que a agricultura é para os mais velhos e aproveitar a proficuidade que os mais jovens têm com as novas tecnologias para revolucionar o setor. O secretário de Estado relembrou ainda a taxa elevada de desemprego jovem, que se aproxima dos 25%, destoando em muito dos cerca de 6% quando se analisa a faixa de população ativa, apontando o setor agrícola como uma solução a este problema, com os incentivos certos.

Concertos, espetáculo de paraquedismo, gastronomia regional e venda de cebolas, produtos agroalimentares e artesanato são algumas das propostas da edição de 2024 da FRIMOR.

Cláudia Martins & Minhotos Marotos animaram a noite de 29 de agosto. Nena fará a sua estreia em Rio Maior no dia 30 e, no sábado, dia 31, será a vez dos GNR. Os bilhetes para os concertos de Nena e GNR podem ser adquiridos no Cineteatro de Rio Maior, na Ticketline (www.ticketline.pt) e nos dias dos concertos na bilheteira da feira.

Aos concertos principais juntam-se atuações de outras bandas e DJ: Companhia D’el Rei e Los Gordos no dia 29; Sim Senhor e DJ Vassalo no dia 30; e Trigloditas e DJ Nuno Remix no dia 31.

A Taça de Portugal de Paraquedismo também está de regresso a Rio Maior para um espetáculo aéreo de dois dias inesquecível. Trata-se de uma prova de precisão de aterragem, que irá ocorrer no sábado, dia 30, entre as 9h00 e as 19h00, e no domingo, dia 1 de setembro, entre as 8h00 e as 14h. A iniciativa é do Pára-clube Nacional “Os Boinas Verdes”, com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior, a Federação Portuguesa de Paraquedismo e a DESMOR.

Este ano, a FRIMOR volta a ter uma área dedicada a cerca de 15 ceboleiros para a venda dos seus produtos, mantendo assim uma tradição já centenária desta feira.

Haverá ainda, no Pavilhão Multiusos, venda de artesanato e produtos do setor agroalimentar do concelho – como sal, queijo, azeite, mel, entre outros –, uma área de exposição empresarial, bem como uma zona reservada à gastronomia regional, à doçaria e aos licores. A feira conta ainda com uma zona de divertimentos, o Frimor Fun Park, e um amplo espaço de restauração, onde os visitantes poderão degustar a gastronomia típica da região, confecionada pelas associações do concelho de Rio Maior.

____________________

____________________