Crédito Recusado: O Que Fazer?

1 Abril 2023, 9:25 Não Por Redacção

Pedir um crédito, hoje, é um processo simples e fácil de concretizar. Num espaço de algumas horas, já é possível pedir um empréstimo, sem ter de se deslocar ao local.

Através da internet, pode analisar as várias possibilidades que existem no mercado, optar pela que melhor se enquadra na sua realidade, fazer uma simulação e, inclusive, o pedido de crédito, e obter a aprovação.

Contudo, as coisas podem não correr como esperado. Há, sempre, a possibilidade de um imprevisto e, consequentemente, do seu pedido de crédito pessoal ser recusado pela entidade financiadora.

Crédito Recusado: Principais Motivos

São vários os motivos que podem levar à não aceitação do pedido de crédito. Alguns são de fácil resolução, havendo forma de reverter o problema. Outros, podem ser um pouco mais complexos.

Os motivos mais comuns para um crédito pessoal ser recusado são:

  • Informação Incompleta e/ou Incorreta – o motivo para o seu pedido ter sido negado, pode ser tão simples como a falta e/ou o engano em alguma informação pessoal. Neste caso, basta acrescentar e/ou retificar os dados e poderá avançar, novamente, com o processo de financiamento.
  • Situação Profissional – se se encontra numa situação de desemprego ou não tem um emprego estável, então, o seu pedido de empréstimo pode ser recusado. Este contexto leva a que surjam dúvidas, face à sua capacidade, para realizar o pagamento do montante em dívida. Assim, antes de fazer uma nova tentativa de crédito, deve ter a certeza que se encontra com um vínculo laboral que ofereça garantias de cumprimento.
  • Incapacidade de Cumprimento do Pagamento – um dos motivos mais comuns para ter um crédito recusado é a elevada taxa de esforço. Isto significa que a percentagem do seu orçamento familiar disponível pode ser insuficiente para garantir o cumprimento do crédito. Perante este cenário, é fulcral considerar alterar o valor do crédito ou, caso já tenha mais do que um empréstimo, avançar com a consolidação dos mesmos.
  • Histórico Financeiro – se tem um passado marcado por incumprimento ou dívidas, estes fatores podem complicar o processo. Antes de fazer uma nova tentativa de crédito, deve soldar todos os montantes. Caso não tenha condições financeiras para o fazer, de imediato, deve considerar pedir a renegociação da dívida.
  • Idade – a idade pode influenciar, negativamente, a aceitação do crédito. Se tem, ainda, uma tenra idade ou, por outro lado, já se encontra numa idade mais avançada, então, a entidade financiadora pode considerar que há um risco de incumprimento, mais elevado, do pagamento. Perante este cenário, é importante verificar o montante pedido e tentar reduzir, ao máximo, o valor do crédito, de forma a aumentar as suas chances.
  • Contexto Nacional – a realidade económica e social do país pode influenciar, negativamente, o processo de aceitação do crédito. Assim, é importante analisar o panorama atual e estar atento a períodos de possível instabilidade, de forma a antecipar quaisquer surpresas.

Apesar da recusa do crédito ser uma situação delicada, há sempre soluções que se podem ponderar.

Soluções de Financiamento

Antes de avançar com um novo pedido de crédito, deve considerar, seriamente, se esta é a opção mais adequada. Pedir um empréstimo é um compromisso sério, pelo que o cumprimento dos pagamentos é fundamental.

Há outras possibilidades mais simples como, por exemplo, um cartão de crédito, que podem dar resposta às suas necessidades e evitar, assim, este processo. Se, por outro lado, tem a segurança de que pedir o crédito é a opção de financiamento adequada, analise detalhadamente a oferta existente. Pode utilizar o simulador de crédito pessoal da Cetelem para calcular o valor da prestação mais competitivo.

Portanto,

Realizar um pedido de crédito pessoal, atualmente, é um processo rápido, pouco burocrático, e que pode ser realizado de forma digital. Contudo, podem surgir alguns imprevistos.

Se se encontra, por exemplo, numa situação profissional instável, tem dívidas por pagar ou conta com um rendimento disponível baixo, então, há probabilidade do seu pedido de crédito pessoal ser recusado. Nestes casos, deve considerar estabilizar a sua vida financeira e profissional e, inclusive, avaliar a necessidade real de contrair um crédito.

Caso considere que precisa, concretamente, de um crédito pessoal para realizar os seus objetivos, analise bem as várias possibilidades, no mercado. Pode utilizar o simulador de crédito pessoal e, assim, garantir que faz uma escolha ponderada e ajustada.

________________

________________________