CPCJ de Santarém dinamiza Estafeta do Laço Azul contra maus tratos infantis

30 Abril 2023, 12:38 Não Por Redacção

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém dinamizou a iniciativa Estafeta do Laço Azul, que terminou no dia 28 de abril no Jardim da Liberdade.

Durante o mês de abril, a CPCJ, em colaboração com o Município de Santarém, a Proteção Civil e as Forças de Segurança, levou às escolas do 1º Ciclo do Concelho um laço para decorar em tons de azul, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para responsabilidade coletiva na prevenção dos maus tratos na infância.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “o Município de Santarém voltou a associar-se a esta campanha para chamar a atenção sobre os maus tratos que as crianças sofrem, mas também para sensibilizar as famílias no esforço para prevenir o abuso infantil e a negligência infantil”.

O término do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância ficou também marcado pela construção de um laço azul humano pelas crianças no Jardim da Liberdade.

O «Movimento do Laço Azul» teve origem em 1989, nos Estados Unidos da América, quando uma avó, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais, amarrou um laço azul à antena do seu carro, como forma de alertar para o combate aos maus-tratos na infância.

Desde então, o movimento espalhou-se a nível mundial e foi decisivo no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças e à importância da prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.

________________

_____________________

_____________________