Couço recebe a 8 e 9 de julho “a grande festa do trial ibérico”

11 Junho 2023, 16:21 Não Por João Dinis

Integrado na Semana de Arte Cultura e Desporto da vila do Couço, e numa organização da APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo, Moto Clube Sacho e pela X-Adventure, com o apoio do Município de Coruche e da Freguesia do Couço, realizar-se-á nos dias 8 e 9 de julho, a edição 2023 do extreme trial do Couço, um dos eventos motorizados mais apreciados na região.

“No inverno de 2022/2023 tivemos grandes cheias no rio Sorraia, e toda a esta zona esteve submersa muito tempo. No entanto ao contrário do que seria de esperar, para nós isso trás algumas vantagens, pois a cheia limpa o rio e muda a configuração do mesmo. Temos bastante trabalho pela frente, mas temos um areal renovado e o leito do rio limpo, o que quer dizer que temos uma folha em branco para preparar mais uma grande prova” disse Luis Pirralho, diretor da X-Adventure, promotor do CISET 4×4. “Quanto á zona alta não vamos fugir ao padrão dos últimos anos, talvez um ou outro elemento seja recolocado, mas não vão haver grandes diferenças,” acrescentou.

De regresso estão também as provas CISET Masters e CISET Masters XL. Estas são duas “Super provas” de resistência, abertas ás classes Proto no caso do CISET Masters e Super Proto no caso da “versão XL” a primeira com 4 horas de duração e a segunda com uma extraordinárias 6 horas. Estas provas terão lugar no domingo dia 9 e arrancarão pela manhã á medida que forem dadas as partidas das provas de resistência do CISET 4×4 Couço, sendo que á passagem do tempo regulamentar as provas principais de resistência serão obtidos resultados e atribuída classificação. Neste momento as equipas que não estejam a participar nas provas “Masters” sairão de pista, ficando as demais, que habitualmente são quase todas, em prova até ao final.

Por consequência, isto faz com quando for dada a partida da resistência das classes FUN e Promoção ainda estão em prova muitos Proto e Super Protos, tornando o espetáculo ainda maior, mais competitivo e particularmente muito mais atrativo para o publico com dezenas de participantes em pista em simultâneo.

“Temos que prestar homenagem aos pilotos que aceitaram o desafio do CISET Masters, e posteriormente o CISET Masters XL” disse Luis Pirralho. “Quando lançámos a versão inicial desta prova sabíamos que as quatro horas d3e prova iriam exigir um esforço extra ás equipas, mas quase todas alinharam fazendo da prova um sucesso. Quando acrescentamos duas horas e passámos para 6 da versão XL, os nossos participantes voltaram a dizer sim e participaram em peso. Como organizador isto deixa-me bastante satisfeito e orgulhoso por ter estas equipas a participar.”

O CISET 4×4 Couço é também válido para o CAEX – Campeonato Extremo de Andaluzia, trazendo até Portugal uma vasta e muito animada caravana de pilotos Espanhóis, que inicialmente se concentravam nas classes FUN e Promoção, mas gradualmente têm estado a progredir para as classes mais evoluídas, seguindo um caminho que os Portugueses já fizeram, agora mais agrupados nas classes Super Proto. Reúnem-se assim na prova Ribatejana largas dezenas de participantes, compondo uma das mais longas e variadas lista de inscritos de provas desta modalidade em toda a Península, colocando-a ao nível dos grandes eventos europeus.

Em 2023 a classe FUN deixou de existir no CISET 4×4, mas dada a popularidade desta classe na prova Portuguesa, sobretudo entre os pilotos oriundos de Espanha, a mesma será aberta excecionalmente como categoria extra-trofeu para esta prova, sendo obrigatório que as viaturas estejam equipadas com Rollbar e os pilotos devem vir equipados com fatos de competição.

____________________