Costureiras da Chamusca expõe peças na oficina colaborativa (C/FOTOS)

15 Dezembro 2023, 20:01 Não Por André Azevedo

Vinte alunas do curso de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que está a ser ministrado há cerca de um ano e meio na Chamusca, estão a expor várias peças que criaram ao longo da formação na Oficina Colaborativa de Inovação Social. A exposição ” Upcycling de peças de roupa” foi inaugurada esta sexta-feira, 15 de Dezembro, estará patente até 22 de Dezembro e pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h00, contando com várias peças à venda.

Margarida Parreira, uma das 20 alunas que frequentam a formação profissional, conta ao NS que após ficar desempregada, devido ao encerramento de uma superfície comercial na Chamusca, foi contactada para iniciar a formação. Já tinha adquirido o gosto pela costura e pela transformação e criação de peças de roupa e acessórios de moda e encontrou nesta formação uma oportunidade de aprender mais e até, talvez, começar o seu próprio negócio. Quanto às condições disponibilizadas na Oficina Colaborativa, Margarida Parreira conta que são excelentes. “Já tinha uma máquina de costura em casa, mas dava só para o uso do dia-a-dia, como remendar as calças ou fazer baínhas. As máquinas industriais que aqui temos são muito melhores”. O município disponibilizou 15 máquinas de costura industriais, que permite às costureiras, e a quem necessitar de as utilizar, de forma totalmente gratuita, ter acesso a equipamento que ronda um preço médio de 700 euros. Um investimento considerável para quem está a começar, ou a tentar criar o seu próprio negócio.

O programa de formação aproveitou o programa do Exército Português “Fui à tropa” que disponibiliza fardamentos descontinuados que estavam em armazém para serem transformados em peças de moda. As alunas criaram vestidos, casacos, camisas, calças, acessórios como malas, porta garrafas, entre outras peças.

Bárbara Catarino, uma das formadoras do IEFP, contou ao NS que se sente orgulhosa no percurso que as suas formandas fizeram ao longo de ano e meio. “O grupo chegou sem grande conhecimento e evoluiu bastante”, vinca, acrescentando que foi um dos cursos com mais frequência e que conta ainda com uma lista de espera. “Nos outros sítios que dei este curso a turma abria com 20 pessoas e chegava ao fim com oito ou menos”, explicou.

Oficina Colaborativa da Chamusca é uma das estratégias de Inovação Social da autarquia

“Um investimento em pessoas é um investimento que valoriza sempre”, explicou a vice-presidente da autarquia Cláudia Moreira, responsável pelo pelouro da Acção Social. A autarca falou ao NS referindo que a Inovação Social é uma das prioridades do executivo, definindo-a como “testar novas formas e novas respostas para resolver problemas antigos, como o desemprego, a iletracia entre outros”. A Oficina Colaborativa é um desses projectos e permite à comunidade utilizar várias ferramentas para iniciar os próprios negócios. No “antigo lagar”, onde decorreu o curso de costura e decorre a exposição, o município, em parceria com a associação Tempos Brilhantes, disponibilizou as 15 máquinas de costura, entre outras ferramentas.

Nos últimos quatro anos foi investido cerca de um milhão de euros pelo município para financiar Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho para desenvolver projectos de Inovação Social.

________________

_____________________

_____________________