Coruche viveu “O Tempo das Nossas Memórias” em mais um Cortejo Etnográfico e do Trabalho (com Fotos)

17 Agosto 2023, 13:53 Não Por João Dinis

Coruche vive esta quinta-feira, 17 de agosto, o seu feriado municipal, e o dia maior das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Como é tradição, pela manhã celebrou-se o Cortejo Etnográfico e do Trabalho, que este ano teve como tema central “O Tempo das Nossas Memórias”, onde os quadros representados, pelas Freguesias e Associações do concelho representavam as vivências de outrora, bem como eram os ritmos de antigamente.

Com o objetivo de preservar a herança cultural e identidade do concelho de Coruche, o “Cortejo” voltou um ano mais a apresentar acontecimentos, factos e vivências dos anos 50 a 80, abordando temas como o trabalho, a aprendizagem, as celebrações e até a morte, numa iniciativa que contou com a participação de cerca de 1.500 figurantes, que integraram um desfile que se iniciou junto ao Parque do Sorraia, com passagem pelo Jardim 25 de Abril, Paços do Concelho e Avenida do Sorraia.

Ao longo do percurso a interação com as milhares de pessoas que se vão colocando ao longo das ruas por onde passa o cortejo é uma constante, havendo ainda oportunidade para provar alguns sabores antigos, como o queijo, os bolos ou o vinho.

O cortejo contou com a participação das freguesias de Fajarda (As quatro idades da nossa vida); Santana do Mato (Tempo de uma geração: Do namoro à constituição da família); Branca (Tempo de um ano: da poda ao vinho, um ano inteiro de trabalho); São José da Lamarosa (Tempo de uma estação: da confeção à venda de queijos de cabra); Couço (Tempo das brincadeiras); Coruche (Outros tempos) e Vila Nova da Erra (Um dia de trabalho de sol a sol).

________________

_____________________

_____________________