Coruche recebe a 5 de abril partida e chegada de etapa do Rally TT com pilotos do Dakar

9 Março 2024, 15:28 Não Por João Dinis

O concelho de Coruche receberá no dia 5 de abril, sexta-feira, a partida e chegada da terceira etapa do Rally Raid Portugal, que junta os melhores pilotos da modalidade, que anualmente participam no Dakar.

A partida da terceira etapa, que será denominada “Etapa de Coruche”, contará com duas secções, a primeira partirá na freguesia da Fajarda. O pórtico de partida irá estar colocado junto à passagem de nível entre a Fajarda e a Glória do Ribatejo.

Dali os pilotos farão um trajeto que contará com passagens em Almeirim e Ulme, no concelho da Chamusca, terminando esta secção nos Foros de Arrão, no concelho da Ponte de Sor.

Daí os pilotos partem para a segunda secção da etapa, que terminará em Santa Justa, na freguesia do Couço.

Os pilotos vão aí agrupar-se, receber assistência e partir rumo a Badajoz, onde no dia seguinte se realizará a quarta etapa da prova, que conta para o Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, e onde vão participar Carros, Motos, Quads e SSV.

A etapa de Coruche terá um total de 613 quilómetros, dos quais 282,87 contra o cronómetro e realizar-se-á em traçados rápidos e largos variando entre piso mais arenoso e pisos duros em florestais.

Os concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos, Almeirim e Chamusca ficarão assim na história do Todo-o-Terreno português com a passagem de uma etapa da primeira edição a do Campeonato do Mundo FIA e FIM de RallyRaid disputada no nosso país, que de 2 a 7 de abril trará a Portugal dezenas de equipas e pilotos de automóveis, motos e quad vão disputar a única prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid realizada na Europa.

Entre os concorrentes vão estar muitos dos mais prestigiados pilotos do automobilismo e motociclismo que alinharam, em janeiro, no arranque do Mundial, no Rali Dakar, na Arábia Saudita.

E apesar das inscrições só fecharem a 18 de março, já é possível antecipar algumas das lutas que vão ser travadas nas pistas do Alentejo, Ribatejo e Extremadura espanhola.

No pelotão dos automóveis e dos SSV, o bicampeão mundial de Rally-Raid e cinco vezes vencedor do Dakar, Nasser Al-Attiyah (Prodrive Hunter), vai enfrentar a forte oposição dos pilotos da equipa oficial da Toyota, como o brasileiro Lucas Moraes e o norte-americano Seth Quintero, mas também dos pilotos da Overdrive Racing, como Guerlain Chicherit, Guillaume de Mévius e Yazeed Al-Rajhi, também ao volante das Toyota Hilux T1+. Mas igualmente nomes como os irmãos Christian e Marcos Baumgart são nomes a ter em conta na discussão dos lugares cimeiros, com os brasileiros a alinharem aos comandos de dois Prodrive Hunter.

A espanhola Cristina Gutiérrez, brilhante vencedora do Dakar na categoria Challenger (ex-T3), é outro dos nomes a ter em conta na prova dos protótipos ‘sideby-side’, tal como o português João Ferreira, piloto oficial da Can-Am na categoria SSV (ex-T4) ou a americana Sara Price (SSV), o conterrâneo Austin Jones (Challenger T3, ou o lituano Rokas Baciuska (Challenger T3), entre outros.

Nas motos, muita expectativa para o embate entre as equipas oficiais da Honda, Sherco e Hero, que trazem a Portugal talentos das duas rodas como o duplo vencedor do Dakar, o norte-americano Ricky Brabec (Honda), o líder do Mundial de Rally-Raid, Ross Branch (Hero), Pablo Quintanilla (Honda), Jose Ignacio Cornejo (Honda), Adrien Van Beveren (Honda), Skyler Howes (Honda), Lorenzo Santolino (Sherco) e Harith Noah (Sherco), entre outros.

Ao todo, são 1.758 quilómetros de percurso, mais de 1.000 deles cronometrados, ao longo de cinco etapas disputadas em diferentes tipos de terreno e paisagens marcantes.

____________________