Coruche promete mão pesada para quem deposita resíduos fora dos locais como medida “educadora”

12 Outubro 2023, 15:16 Não Por João Dinis

O Município de Coruche irá ter “mão pesada” e multar os munícipes que desrespeitem a colocação de resíduos fora dos locais habilitados, deixando assim um rasto de poluição e desrespeito, em atos que são transversais um pouco por todo o concelho.

O alerta foi deixado pelo vereador Pedro Ferreira (PS), que lamentou que as pessoas não respeitem e sobretudo não utilizem os serviços criados para o efeito, deixando monos, verdes, restos de obra, em todo o lado, num ato de falta de civismo e cidadania.

“Sinto-me triste que as pessoas vejam o nosso trabalho a ser feito e passado cinco minutos voltem a colocar os lixos de forma desornada”, disse esta quarta-feira na reunião de câmara, lamentando que haja pessoas “que não abrem os contentores para deixar o saco”.

“Temos que sensibilizar mas também educar”, referiu o autarca, considerando que se para isso a autarquia tiver que autuar quem não respeita, não só o trabalho desenvolvido pela autarquia, mas também os outros, irá fazê-lo, prometendo este “mão pesada” para os prevaricadores.

Pedro Ferreira deu mesmo o seu exemplo, “no último domingo fui deixar alguns verdes no recetor existente junto às Hortas do Sorraia, quando regressei alguém foi lá deixar placas de fibrocimento”, algo que este considera “inadmissível”, pois a autarquia tem um serviço próprio para essas recolhas. “Basta agendar e faremos as viagens que sejam necessárias para recolher tudo”.

Uma das medidas a adotar pelo Município de Coruche será a colocação em todos os contentores de resíduos do concelho de informação sobre os serviços e locais disponíveis para a colocação dos resíduos, de modo a que as pessoas tenham acesso a toda a informação.

“Se não for com educação não há forma de combater esta situação”, disse, anunciando que um munícipe foi mesmo já autuado por ter efetuado uma descarga ilegal.

CDU quer que Município puna Ecolezíria por não cumprir com serviço contratualizado

O vereador Valter Jerónimo (CDU), considerou que esta medida é importante, mas “quero que haja coragem para aplicar as coisas à Ecolezíria”, afirmou.

No entendimento do autarca a empresa intermunicipal não está a cumprir com o contratualizado, deixando muitos resíduos por recolher e fazendo-o de forma deficitária, pelo que também deverá ser alvo da atenção do Município de Coruche.

________________

_____________________

_____________________