Coruche: Projeto de descontaminação da Vala das Baleias ensina a jovens a importância da água (com Fotos)

23 Março 2023, 14:41 Não Por João Dinis

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Água, a Vala das Baleias, junto ao rio Sorraia, em Coruche, recebeu esta quarta-feira, diversas turmas de 5º e 6º ano da E.B. 2/3 Dr. Armando Lizardo, que numa manhã diferente, participaram no projeto de descontaminação da bacia, como “brincaram e aprenderam” sobre a importância da água.

Enquanto alguns participavam no projeto que visa a fito-remediação e microarejamento da Vala das Baleias, outros iam participando em jogos, onde a água era o tema central.

O projeto de fito-remediação e microarejamento inclui a colocação no espaço de diversos equipamentos em cortiça, que com plantas, juncos, vão realizar um processo de eutrofização da água, tornando-a mais limpa e natural.

Neste momento, e dada a sua proximidade aos campos agrícolas e outras utilizações, a vala encontra-se bastante suja e com água contaminada, algo que irá ser combatido pelas plantas que ali foram colocadas, removendo os nutrientes em excesso e tornando-a limpa e em condições de poder integrar o leito do rio Sorraia.

________________

_____________________

_____________________