Coruche inaugura escola no Biscainho no “cumprimento do legado de Abril” (com Fotos)

26 Abril 2024, 0:32 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Coruche inaugurou esta quinta-feira, 25 de Abril, o Núcleo Escolar do Biscainho, naquilo que é também a concretização de um objetivo do executivo liderado por Francisco Oliveira, de construir uma escola moderna em cada uma das freguesias.

Para Francisco Paulino, Presidente da Junta de Freguesia do Biscainho, este foi um dia importante, por inaugurar uma obra de grande dimensão na sua freguesia.
O autarca deixou ainda um recado a quem não acredita no projeto que este tem para a freguesia. “Estamos aqui para fazer pelo Biscainho”, afirmou.

“Este é um dia de felicidade para um autarca”, afirmou Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que reconheceu que apesar de algum atraso, a obra de 1.104.670,27 euros, contempla ma solução conjunta para os alunos do primeiro ciclo da freguesia do Biscainho.

Francisco Oliveira salientou ainda que este é um dos desígnios do 25 de Abril, e um exemplo das responsabilidades trazidas pela democradia.
“Este é o cumprir um dos desígnios de Abril no que diz respeito à escola pública”, afirmou o autarca, que deixou ainda um pedido às professoras que ajudem a “manter vida a democracia”.

Ao NS Francisco Oliveira afirmou que “é um grande orgulho para um autarca, e os autarcas são fazedores, ou seja, são homens que gostam de ver realizados aqueles que aquilo que são os seus programas e portanto, é um grande orgulho para nós hoje podermos estar a inaugurar este Núcleo Escolar nesta freguesia do Biscainho”, “criando condições não só para as nossas crianças, mas para os professores, para os auxiliares, para toda a comunidade escolar”.

O autarca acrescentou ainda que “só assim, criando infraestruturas públicas de apoio ao ensino ou dedicadas ao ensino, é possível criarmos condições de fixação das populações e eventualmente atrairmos outros para estas nossas freguesias do concelho”.

Depois de inaugurado o último Núcleo Escolar numa freguesia, “temos outros desafios no Parque Escolar”, “que passam fundamentalmente pela recuperação daquilo que era o património do Estado, designadamente da Escola Secundária de Coruche e da EB2/3, que são desafios muito grandes, tendo em conta que são espaços de ensino com maior dimensão e maior área, mas que são também fundamentais para que nós possamos ter de facto, condições que permitam aos educadores, aos professores terem condições de trabalho e fundamentalmente, as nossas crianças terem condições de conforto e acomodação nas nossas escolas.”

Demonstrando orgulho pelo feedback dado pela população que visitou o espaço, e que se demonstrou bastante agradado, o autarca reforçou o “orgulho para o presidente de Câmara, para o Executivo, porque viu cumprido, como disse no início, aquilo que é um dos desideratos do 25 de Abril, que é a Escola pública, é a construção de infraestruturas através do poder local.”

Francisco Oliveira voltou a apelar às professoras que possam transmitir os ensinamentos que possam ensinar o que foi o passado de Portugal e se evitem retrocessos na democracia. ”São os professores, aqueles que têm a responsabilidade de educar, a responsabilidade ainda é maior no sentido de transmitir a nossa história, a história deste país que vivia amordaçado e que conseguiu, de facto, conquistar a liberdade, a democracia.”
“ Mas são valores que têm de ser trabalhados, têm de ser ensinados, têm de ser, de certa forma, ministrados para que as pessoas tenham a perceção de que foi difícil chegar aqui, e que esta democracia tem uma fragilidade imensa e que a qualquer sinal nós podemos ter aqui um retrocesso que ninguém deseja”, concluiu.

Pela manhã foram ainda inaugurados os arranjos urbanísticos do Planalto, numa intervenção de 376.376,48 euros acrescidos de IVA.

____________________

____________________