Coruche é o único concelho da Lezíria distinguido pelas práticas e apoios a cuidadores informais

22 Março 2023, 17:21 Não Por Redacção

O projeto InclusivaMente, do Município de Coruche, foi o único na Lezíria do Tejo, distinguido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), fundada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O projeto InclusivaMente, dinamizado pela associação A Farpa – Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico, promove a reabilitação psicossocial de pessoas com diagnóstico de doença mental grave. Descentralizando os cuidados e procurando chegar a mais pessoas, o projeto intervém ao domicílio e tem cariz comunitário, podendo dele usufruir pessoas maiores de 18 anos, com diagnóstico de doença mental e residentes nos concelhos de Coruche, Santarém, Rio Maior, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Salvaterra de Magos.

Segundo a autarquia, em Coruche, o InclusivaMente conta com a experiência e o dinamismo de uma equipa multidisciplinar que, até junho de 2023, está a dinamizar três atividades distintas: “Rodas Inclusivas” – equipa de intervenção e reabilitação ao domicílio; “Espaço Inclusão” – espaço de atendimento ao público e de dinamização de grupos de autoajuda e workshops, e ações de literacia em saúde mental, nomeadamente campanhas de luta contra o estigma. O Município de Coruche mantém-se comprometido com a causa dos cuidadores informais.

Em Coruche, o InclusivaMente conta com a experiência e o dinamismo de uma equipa multidisciplinar que, até junho de 2023, está a dinamizar três atividades distintas: “Rodas Inclusivas” – equipa de intervenção e reabilitação ao domicílio; “Espaço Inclusão” – espaço de atendimento ao público e de dinamização de grupos de autoajuda e workshops, e ações de literacia em saúde mental, nomeadamente campanhas de luta contra o estigma.

Coruche é um dos 42 municípios do país que receberam o selo de mérito na segunda edição do RACCI, após avaliação independente mediante critérios previamente definidos em regulamento. A iniciativa, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional que adotam as melhores práticas e as melhores medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, atribui anualmente o selo de mérito a autarquias de todo o País que dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais.

 Após inquérito feito pelo Movimento, foram identificadas as principais necessidades dos cuidadores: apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com o Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%) e formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%). No ano passado, em 2022, já haviam sido promovidas ações de formação e apoio a cuidadores informais, nomeadamente de esclarecimento de dúvidas e de partilha de informação.

________________

_____________________

_____________________