Coruche é o concelho onde há mais dependentes de RSI por mil habitantes
31 Maio 2024, 17:30Coruche é na Lezíria do Tejo o concelho onde há maior número de dependentes do Rendimento Social de Inserção (RSI) com 32.74 habitantes dependentes do subsídio mensal distribuído pela Segurança Social por cada mil habitantes residentes no concelho.
Os dados são do Portal da Transparência, e referentes ao ano 2022, que analisou cada um dos municípios de Portugal, todas as suas caraterísticas, indicadores essenciais e fatores de diferenciação.
Embora o número de dependentes do RSI no concelho de Coruche seja menor que em outros concelho, Coruche é mesmo o único concelho da região com mais de 30 habitantes em cada mil a depender do apoio governamental.
Santarém, com 25.94 habitantes, em cada mil residentes e Benavente, com 25.88 habitantes por mil residentes, são os concelhos com maior número de dependentes do RSI para sobreviver.
A Azambuja encontra-se também acima dos 20 em cada mil habitantes, 21.21 , havendo depois um conjunto de município abaixo desse valor, Vila Franca de Xira (18.96); Salvaterra de Magos (18.78); Almeirim (17.9); Rio Maior (16.36); Golegã (16.14); Chamusca(15.28); Alpiarça (14.34); Mora (12.77) e Cartaxo (11).
O Rendimento Social de Inserção (RSI) é um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza extrema, constituído por uma prestação em dinheiro para assegurar a satisfação das suas necessidades mínimas e um programa de inserção que integra um contrato (conjunto de ações estabelecido de acordo com as características e condições do agregado familiar do requerente da prestação, visando uma progressiva inserção social, laboral e comunitária dos seus membros.
O mesmo é atribuído a pessoas ou famílias que necessitam de apoio para melhor integração social e profissional, que se encontrem em situação de pobreza extrema e que cumpram as demais condições de atribuição.
Os valores recebidos por cada contribuinte são variáveis, não existindo teto mínimo e máximo, variando consoante a composição do agregado familiar e/ou os seus rendimentos se forem alterando.