Coruche continua a ser um município familiarmente responsável

Coruche continua a ser um município familiarmente responsável

17 Novembro 2021, 8:47 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Coruche foi mais um ano distinguida como uma autarquia “Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que realizou este ano a décima terceira edição das distinções.

Coruche é um dos 84 municípios portugueses, e o único no Vale do Sorraia, que vão receber a bandeira verde, outorgadas a câmaras municipais que investiram na construção de uma política integrada de apoio à família e levarem a cabo um conjunto de medidas e boas práticas em matéria de política familiar, relativamente ao ano 2020.

Nesta 13.ª edição, a avaliação dos 132 municípios que concorreram teve especial atenção para com as restrições causadas pela pandemia, que impediram a realização de “muitas das acções previstas”, salientou o OAFR.

O distrito de Santarém é o terceiro com mais municípios distinguidos (9), ficando apenas atrás de Coimbra (com 11) e Lisboa (10), e à frente de Braga que tem 7 distinções.

A coordenadora do OAFR, Isabel Paula Santos, refere que, no contexto pandémico “as autarquias tiveram uma importância extrema no apoio extraordinário às famílias e estiveram na linha da frente nas respostas de proximidade”. Houve em 2020 “um efectivo aprofundamento das ajudas a situações de risco, fragilidade e extrema carência por parte do poder local, que com as suas medidas de proximidade responderam à fragilização das famílias a todos os níveis, no contexto global que a pandemia da COVID-19 atingiu em Portugal e o mundo”, mencionou a responsável.

A avaliação da 13ª edição do OAFR teve em especial atenção as restrições causadas pela pandemia, que motivaram a que muitas das ações previstas não se pudessem realizar. Isabel Paula Santos indica que “as medidas lançadas pelas autarquias portuguesas foram de cariz eminentemente social, tais como: entrega de refeições, cheques sociais e de farmácia, redução do valor das creches, dispensa ou redução substancial de pagamento de serviços municipais (incluindo água e taxas municipais), redução de valor cobrado pelas CERCI’s, aquisição e entrega (pelos municípios) de bens alimentares de primeira necessidade, reforço das equipas de ação social junto das famílias, apoio a idosos, bolsas de voluntariado para acompanhamento de casos de risco, entre outras”.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral. Tendo como Mecenas Principal a Fundação Millennium BCP, é o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

A cerimónia de entregas das bandeiras verdes aos municípios galardoados, ocorrerá no próximo dia 25 de Novembro em cerimónia a realizar em Coimbra.