Coruche celebra aniversário dos Bombeiros em Dia da República (com Fotos)

5 Outubro 2022, 15:04 Não Por João Dinis

Retomando uma tradição, em total ‘liberdade’ e novamente sem as restrições impostas pela pandemia, a Câmara Municipal de Coruche voltou a celebrar o 5 de Outubro, a República e o aniversário, 94º, dos Bombeiros Municipais de Coruche.

Após uma romagem ao Cemitério de Coruche, para homenagear os Bombeiros falecidos, a Praça de Água do Parque do Sorraia foi o palco escolhido para homenagear os Bombeiros que no último ano se distinguiram pelos serviços prestados e pelo número de anos ao serviço da população.

Entre as entidades oficiais presentes, destaque para as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, da Assembleia Municipal de Coruche, Berta Santos, o Comandante Distrital da Protecção Civil, David Lobato, o representante da Federação de Bombeiros de Santarém, Pedro Gomes, entre outras entidades civis e militares do concelho.

A anteceder as homenagens aos operacionais, destaque para as intervenções de Luís Coelho, Comandante interino do Corpo de Bombeiros, que agradeceu aos operacionais o trabalho desenvolvido, bem como às famílias destes, que são muitas vezes as sacrificadas para que estes possam socorrer quem deles necessita.
Luís Coelho, que enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, Luís Fonseca, deixou ainda uma palavra de estímulo aos seus comandados, que sobretudo lutam por melhores condições, “juntos vamos conseguir”, afirmou, salientando que os Bombeiros de Coruche estarão sempre ao serviço da população.

David Lobato, Comandante Distrital de Santarém da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, deu ênfase ao trabalho desenvolvido no último ano pelos corpos de bombeiros do Distrito de Santarém, sobretudo na época de incêndios que agora termina, e num distrito onde arderam uma área estimada de 7 mil hectares.

Encerrou as intervenções o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, que dirigindo-se aos operacionais reconheceu a injustiça pela qual muitos estão a passar, sobretudo por se encontrarem impedidos de progredir na carreira, considerando mesmo que muitos autarcas do distrito de Santarém vão ter nos próximos meses um “grande desafio”, em lutar por melhores condições para os seus corpos de bombeiros.

Também o desequilíbrio entre os voluntários e profissionais foi alvo de críticas do autarca coruchense, que consideram que as corporações geridas por associações humanitárias têm a vida muito mais facilitada, o que cria enormes discrepâncias e divergências entre os operacionais.

“Ser bombeiro é uma missão de responsabilidade”, afirmou, dirigindo-se aos seus bombeiros, a quem mostrou solidariedade para com a sua luta, mas que ainda assim “é preciso que sejam responsáveis e profissionais”, na resposta às emergências, pedindo aos seus operacionais, “profissionalismo todos os dias, companheirismo e solidariedade”, reconhecendo ainda que a falta de recursos humanos é muitas vezes impeditiva de uma mais célere resposta às ocorrências.

“A Câmara Municipal de Coruche está solidária com as dificuldades do nosso corpo de bombeiros, e na procura de soluções, continuamos na luta”, concluiu.

Em dia de aniversário não poderia faltar uma prenda, este ano uma Ambulância de Socorro para reforçar os meios dos Bombeiros Municipais de Coruche.

________________

_____________________

_____________________