Coruche, Benavente e Salvaterra de Magos apresentam iguarias no Festival Nacional de Gastronomia

18 Novembro 2021, 18:18 Não Por Redacção

Os concelhos de Coruche, Benavente e Salvaterra de Magos, integrados na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vão apresentar as suas iguarias, nomeadamente pratos de touro bravo, arroz e enguias, na quadragésima edição do Festiva Nacional de Gastronomia, que se realizará de 18 a 28 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém.

No stand da CIMLT no evento, os municípios vão apresentar os seus pratos em diversos showcookings, bem como vão apresentar os seus eventos culturais e turísticos, cabendo a cada um dos municípios um dia específico.

No dia 20 de Novembro, dia dedicado ao concelho de Coruche, pelas 15 horas, decorrerá uma apresentação de doçaria tradicional de Coruche, com Cláudia Marques. Pelas 18 horas será apresentado o livro “Sabores do Toiro Bravo. Ao longo do dia vão realizar-se diversas acções e animações em torno da gastronomia.

O dia do concelho de Benavente ocorre a 21 de Novembro, que assinala este dia com a presença de artesãos do concelho de Benavente. Entre as 16 e as 21 horas, tem lugar a presença das mascotes do projecto de valorização do arroz carolino das lezírias ribatejanas, Miss Espiga e Chef Carolino”, que vão assistir ao Showcooking “Sabores do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, pelas mãos do Chef Luís Machado”, que ocorrerá pelas 19.30 horas.

O cavalinho da SFUS irá animar o dia do evento.

O concelho de Salvaterra de Magos terá o seu dia a 26 de Novembro. Durante todo o dia serão promovidos os eventos turísticos, culturais e gastronómicos do concelho, sendo que pelas 19.30 horas o chefe Luis Machado assinala o “Mês da Enguia” de Salvaterra de Magos com a apresentação de diversos produtos.

Além dos concelhos do Vale do Sorraia vão também mostrar as suas iguarias gastronómicas os concelhos de Rio Maior (18 de Novembro), Almeirim (19), Alpiarça (22), Azambuja (23), Cartaxo (24), Chamusca (25), Golegã (27) e Santarém, no último dia do evento.

Pode ficar a conhecer toda a programação em www.festivalnacionaldegastronomia.pt.

________________

________________________