Coruche assinala Dia Mundial do Enoturismo a 13 e 14 de Novembro

6 Novembro 2021, 14:37 Não Por Redacção

Coruche assinala no próximo fim-de-semana o “Dia Mundial do Enoturismo”, que se celebra a 14 de Novembro, em eventos integrados no Festival Internacional de Balonimos.

O Município de Coruche associa-se mais uma vez à Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) e à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover um programa de dois dias em celebração da cultura, do património e das tradições, mas também do enoturismo e dos produtores de vinho, que contribuem significativamente para a valorização do território e da identidade coruchenses”, refere a autarquia.

O programa de dois dias “Percursos – Caminhos da Vinha” inicia-se na véspera do Dia Mundial do Enoturismo, a 13 de Novembro, pelas 16 horas, com a inauguração de um mural alusivo ao vinho e à cortiça no Mercado Municipal de Coruche, junto ao Posto de Turismo de Coruche. O mural resulta do trabalho desenvolvido ao longo da residência artística “Arte Urbana”, que decorre de 9 a 13 de Novembro no Núcleo Rural de Coruche, integrada na Programação em Rede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em cooperação com a Câmara de Coruche. A actividade, dedicada ao tema “Tradições Rurais”, é dinamizada pelo artista plástico e multimédia BIGOD (pseudónimo de João Domingos). Mais tarde, às 17 horas, é apresentado o livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, editado pela AMPV, também junto ao Posto de Turismo, onde haverá ainda lugar a uma prova de vinhos.

Já na manhã de dia 14 de Novembro, às 9 horas, inicia-se, com partida do Posto de Turismo, um percurso de BTT pelos caminhos da vinha que inclui uma prova de vinhos de Coruche nas Vinhas da Erra. As inscrições estão abertas até dia 10 de Novembro através do link https://www.festivalbalonismocoruche.com/btt. Mais tarde, às 10 horas, tem início um passeio pedestre pelas vinhas da Quinta Grande com visita à Adega da Quinta Grande e provas de vinhos de Coruche. 
A sociedade agrícola da Quinta Grande situa-se em terras de várzea e charneca do concelho de Coruche, onde, a par de uma vasta área florestal de pinhal e montado de sobro, se cultiva arroz, milho, hortícolas e vinha. O típico monte ribatejano, o vinho, o rio Sorraia, a barragem, o gado e a caça existente fazem as delícias de quem visita os 1.500 hectares da herdade. O passeio pedestre, com percurso estimado de cerca de duas horas, tem partida marcada do Posto de Turismo de Coruche em autocarro cedido pelo Município. As inscrições, abertas até dia 10 de novembro, podem ser concretizadas pelo link https://www.festivalbalonismocoruche.com/caminhada. Recomenda-se o uso de roupa e calçado adequados às condições meteorológicas. O programa está sujeito a alterações ou cancelamento, mediante recomendações da DGS.

O Dia Mundial do Enoturismo, que se assinala anualmente no segundo domingo de Novembro, foi inicialmente instituído em 2009 pela RECEVIN como Dia Europeu do Enoturismo. Após 10 anos a celebrar-se apenas na Europa, a iniciativa conquistou relevância crescente a ponto de, este ano, estender a afirmação do enoturismo à escala mundial, contando com a participação de países latino-americanos, como Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Portugal é, como se sabe, um País de forte tradição vitivinícola com um riquíssimo património cultural associado ao vinho. Para apreciar e conhecer os vinhos portugueses, nada como visitar as regiões onde se produzem, como Coruche, onde o vinho se assume como excelente pretexto para descobrir também as paisagens, o património, a gastronomia, a cultura e as gentes. Os vinhos de Coruche, de cor forte e sabor encorpado, são também uma marca da região, onde predominam os tintos jovens e aromáticos, bem como os brancos frescos e frutados, de aromas tropicais. O clima sul-mediterrânico e o facto de serem produzidos através de uma grande diversidade de castas, como Touriga Nacional, Trincadeira Preta, Fernão Pires, Chardonay ou Cabernet Sauvignon, torna especiais os vinhos produzidos na região.

Conheça as nossas adegas e os seus vinhos em www.visitcoruche.com/vinhos e parta à sua descoberta nas adegas, no Posto de Turismo de Coruche ou nos restaurantes locais.

________________

________________________