Coruche apresenta sete candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

10 Março 2020, 11:42 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Coruche apresentou esta terça-feira, sete candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular, que este ano se realizam em Portugal, e onde se pretende homenagear a manutenção e afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, inerentes à importância da cultura popular portuguesa.

Deste modo, o município de Coruche, apresentou candidaturas às categorias Artesanato, Lendas e Mitos , Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos, recaindo a escolha da autarquia nos seguintes feitos e factos:

A cestaria em junco, pertencente à categoria Artesanato, poderá ser definida como a técnica de fabricação de cestos ou, num sentido mais lato, como um conjunto de objetos ou utensílios obtidos através de fibras de origem vegetal. Esta arte vai-se reinventando a cada dia que passa, enveredando sobretudo pelo registo decorativo e procurando os emergentes mercados turísticos.

A Lenda da Vila de Coruche, inserida na categoria Lendas e Mitos, conta histórias de conquista e devoção, que resistem ao tempo e influenciam gerações na transmissão da cultura popular.

Na categoria Festas e Feiras temos o Cortejo Histórico e Etnográfico, uma recriação dos usos e costumes dos saberes de Coruche, que culmina com um desfile anual como ponto alto das festividades populares.

A música “Aqui está Coruche” é candidata na categoria Músicas e Danças e é resistente ao tempo e a que melhor identifica os coruchenses e que a larga maioria reconhece e sabe cantar.

A arte do descortiçamento pela mão do tirador de cortiça candidata-se na categoria de Rituais e Costumes, sendo uma arte ancestral que assenta na operação e no saber fazer tradicional, pelo tirador de cortiça, e que permite a separação da casca da árvore adulta sem a ferir de morte, conferindo-lhe a capacidade de auto-regeneração e a continuidade de ciclos de produção.

Na categoria de Procissões e Romarias é candidata a devoção e procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, parte integrante de uma das mais antigas romarias do ribatejo de que há memória e uma enorme manifestação de fé e solenidade, em sinal de agradecimento pela presença na vida e no quotidiano.

O Cocho, inserido na categoria Artefactos, é feito de cortiça e utilizado para beber água, e é uma peça que simboliza perfeitamente a relação do Homem com a Natureza e o seu engenho em tirar proveito das matérias-primas que fazem parte do território assumindo, por isso, um importante papel na comunidade coruchense, quer do ponto de vista económico, quer na perspetiva cultural.

As candidaturas vão agora ser apreciadas pelo júri, que na primeira fase decorreram as candidaturas, entre 7 de Novembro de 2019 e 8 de Março de 2020.
Numa segunda fase, entre Março e Abril de 2020, será feita a selecção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma.
Na terceira fase serão seleccionados 7 candidatos por Distrito ou Região Autónoma.
Na quarta fase, entre Julho e Agosto de 2020, serão as eliminatórias regionais, por distritos e regiões autónomas, durante as quais os 140 patrimónios Finalistas Regionais por distritos e regiões autónomas são apresentados para votação pública.
Dos 7 patrimónios Finalistas Regionais seleccionados será encontrado apenas um património vencedor por distritos e regiões autónomas, sendo que a lista dos 20 apurados será finalizada em Agosto de 2020.
Na quinta fase será feita a repescagem, isto é, os 20 segundos classificados nas Eliminatórias Regionais do Concurso serão submetidos a uma nova votação para apurar os mais votados e destes, 5 ou 8, seguirão para as Meias-Finais.
A sexta e penúltima fase consiste nas Meias-Finais 7 Maravilhas da Cultura Popular e decorre na última semana de Agosto, através de dois programas transmitidos em directo na RTP1.
Nas Meias-Finais, os 14 Pré-Finalistas são votados para serem apurados os 7 Finalistas que irão participar na Gala Finalíssima.
A sétima e última fase consiste na Finalíssima 7 Maravilhas da Cultura Popular, numa gala que decorre a 5 de Setembro de 2020 e será transmitida pela RTP1 e RTP Internacional, em horário nobre.

________________

________________________