Coruche agraciada na Gala do Desporto pela “aptidão visionária” para a pesca desportiva

3 Fevereiro 2023, 11:43 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Coruche, na pessoa do seu Presidente, Francisco Oliveira, recebeu na última quarta-feira, uma distinção na 26ª Gala do Desporto, que decorreu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Proposta pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, a Confederação do Desporto de Portugal (CFP) reconheceu os méritos pela “aptidão visionária” na criação das infraestruturas necessárias à prática da pesca desportiva em Coruche, “oferecendo concretamente às disciplinas de águas interiores um local de excelência para a sua atividade”.

Recorde-se que Coruche acolheu, entre 20 e 26 de junho de 2022, o 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as seleções de 11 países na pista do rio Sorraia. O Europeu terminou com a vitória coletiva da seleção de Inglaterra. A seleção lusa arrecadou a prata e levou dois portugueses ao pódio individual: o campeão europeu Pedro Bessa e o vice-campeão António Marques.

A Autarquia confirma agora a realização dos próximos campeonatos do mundo de pesca em água doce nas categorias jovens U15, U20 e U25, a decorrer no Sorraia entre 5 e 6 de agosto de 2023.

O Sorraia, apresentado na gala como um rio que “proporciona um cenário de rara beleza para a pesca desportiva”, é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. A riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.

Na mesma gala onde foram agraciados todos os atletas que se distinguiram em campeonatos europeus e mundiais, foi também galardoado Pedro Bessa, que conquistou o título europeu de pesca desportiva de rio, em Coruche.

________________

_____________________

_____________________