Coruche adere à Rede de Autarquias que cuidam dos Cuidadores Informais

22 Julho 2021, 12:13 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Coruche aprovou esta quarta-feira a adesão à Rede de Autarquias que cuidam dos Cuidadores Informais, um selo que distingue os municípios que praticam e apoiam os cuidadores informais.

Com dois programas dedicados aos cuidadores informais, na área da piscologia, nomeadamente através de protocolos com a Alzeimher Portugal e a Associação FARPA, o município de Coruche pretende assim alargar também as áreas de cuidados informais apoiados pelos programas de acção social da Câmara Municipal de Coruche.

Coruche foi um dos municípios pioneiros no projecto-piloto dos cuidadores informais, que desde 1 de Abril de 2020 permitiu aos cuidadores informais do concelho de Coruche solicitar o estatuto e o apoio governamental, que pode ir até 1 IAS, 438,81 euros.

Com esta adesão, o Município de Coruche candidata-se assim ao selo que será atribuído às autarquias que adoptem as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O Selo da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais distingue a aplicação das melhores práticas aos que obtiverem as melhores avaliações globais, numa escala de 1 a 5, por aplicação de critérios como: práticas inclusivas, medidas de apoio, respostas sociais, dinamização ou financiamento de projectos, existência de recursos humanos dedicados aos cuidadores informais ou inovação/importância estratégica para estes cuidadores.

A avaliação da candidatura apresentada pelo município de Coruche caberá agora ao Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

________________

_____________________

_____________________