Coruche acolhe estudantes universitários que realizam investigação na área agrícola

21 Julho 2023, 16:53 Não Por Redacção

Coruche tem acolhido no último ano na Estação Experimental António Teixeira mais de uma dezena de estudantes universitários de várias instituições de ensino agrário de Portugal, que ali têm levado a cabo diversas investigações na área da agricultura, numa parceria entre o InovMilho, Município de Coruche e várias entidades do setor.

A estadia dos estudantes é possível graças a um protocolo assinado no ano passado entre as entidades envolvidas, estando agora os primeiros resultados a ser conhecidos.

O presidente da ANPROMIS – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, Jorge Neves, salientou, “no ano passado estabelecemos protocolos com 15 instituições de ensino e o resultado desse protocolo está visível este ano nos trabalhos desenvolvidos no InovMilho. Tivemos 11 estudantes que fizeram a sua investigação no âmbito desta iniciativa que cumpre uma das grandes funções do InovMilho que é fazer a ligação entre a academia e os produtores”.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, aproveita a ocasião para salientar o “exemplo” que o InovMilho é para o país por fazer esta “ligação da investigação, transmitindo conhecimento para os agricultores”. O mesmo responsável concluiu que “é interessante ver o número de instituições de ensino superior que aqui estão representadas”.

A ANPROMIS acredita que comunicar em rede é um dos segredos da agricultura portuguesa e por isso aposta neste tipo de iniciativas.“Este sistema reúne todos os agentes ligados ao setor agrícola que trabalham para modernizar a agricultura e para alcançarmos este objetivo precisamos da partilha de conhecimento”, salientou Custódia Galego,  coordenadora da Rede Rural Nacional. A ANPROMIS salienta também a organização do AgriJovem 2023, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal. As inscrições para participar nesta jornada estão abertas até 31 de julho e pode fazê-las aqui: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/agri-jovem-2023

O AgriJovem vai ter lugar dia 13 de outubro no Instituto Superior de Agronomia, e tem como objetivo “capacitar os jovens estudantes para enfrentar os desafios deste setor”, explica Joana Cruz-Schilling, da Comissão Europeia em Portugal.

________________

_____________________

_____________________