O certame temático medieval “Cortes e Lendas” traz a Santarém uma viagem no tempo até aos primórdios da fundação de Portugal, sob o mote “A tomada de Santarém aos mouros”, por D. Afonso Henriques no século XII. A iniciativa vai animar a cidade até 4 de maio tendo como palco central o Jardim da República, o convento de São Francisco e os seus claustros.
A programação inclui epectáculos de fogo e de dança, feira de artigos regionais e artesanato, animação infantil, teatralizações, e a exposição de instrumentos de tortura medieval no interior do convento. A gastronomia não é esquecida e são vários os restaurantes a servir alguns pratos e bebidas típicas “medievais”.
No sábado, pelas seis da tarde, decorre a já habitual Caminhada Medieval, que tem inscrições abertas. O programa completo está disponível aqui.
Em declarações ao NS, o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, revelou que o certame representa um investimento de cerca de 90 mil euros, e que aumentou em tamanho em relação à edição anterior, seja na quantidade de dias, seja na quantidade de expositores e comerciantes.



































