Corporações de Bombeiros recolhem eletrodomésticos que podem valer um veículo de combate a incêndios
2 Novembro 2024, 16:17As corporações de Bombeiros de Alcanede, Almeirim, Alpiarça, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Voluntários de Santarém recolhem até dia 30 de novembro, equipamentos elétricos e eletrodomésticos em fim de vida, que podem valer um veículo de combate a incêndios.
Estas corporações integram a nona edição da campanha Quartel Eletrão, que troca ilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros equipamentos, por bens para os bombeiros.
A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, ganha um veículo de combate a incêndios. O segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.
Serão também atribuídos prémios por regiões, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas e há ainda um prémio para distinguir o crescimento de associações participantes há pelo menos cinco anos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias. Está previsto também um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 20, 30, 45 e 60 toneladas.
As contrapartidas financeiras entregues às associações aderentes são uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão.