Construção do novo Posto da GNR de Benavente irá depender do novo Governo

14 Novembro 2023, 11:54 Não Por João Dinis

A construção do novo Posto da GNR em Benavente, a edificar na Avenida Dr. Francisco Calheiros Lopes, junto ao edifício onde funcionam agora os CTT, irá estar dependente da vontade do novo Governo, que será eleito a 10 de março do próximo ano.

José Luís Carneiro, demissionário Ministro da Administração Interna (MAI), anunciou esta segunda-feira ao NS que “ Benavente é também uma prioridade”, estando a Secretaria Geral do MAI a desenvolver “o projeto de execução”.

Este Governo tem “as prioridades definidas” e que “estão a ser trabalhadas na Secretaria-Geral”, mas no novo Governo ”quem tiver essas responsabilidades terá depois que procurar saber se são as mesmas prioridades ou se quer alterar as prioridades”, salientou.

O Ministro esclarece que no caso de Benavente, “o que se trata é agora de fechar o projeto de execução que, no fundo, já tem que ver com o detalhe, digamos, da obra, para que depois possa arrancar o mais rapidamente possível”, não sendo expectável que o concurso venha a ser lançado ainda este ano, ou no primeiro trimestre de 2024.

O governante reforçou que “os investimentos que estão programados para Santarém são superiores a 5,5 milhões de euros, talvez três vezes superior ao investimento que foi feito na lei de programação anterior, porque havia necessidade de o fazermos e vamos cumprir”.

José Luís Carneiro reconheceu que a intervenção no Destacamento e Posto da GNR de Coruche, estiveram tempo a mais para ser realizadas, depois de estarem há mais de uma dezena de anos agendadas e adiadas.
“De facto é muito tempo”, reconheceu o Ministro, que justificou o facto com as burocracias necessárias para a contratação pública.

O governante garantiu ainda o financiamento para a obra, “estamos no exercício de funções plenamente legítimas até à aprovação do Orçamento de Estado e, portanto, o senhor Presidente sabe que conta com o financiamento do Ministério da Administração Interna para esta obra e outros projetos que temos também que fechar agora por estes dias, porque estão prontos a assinar e não podemos prejudicar as populações por esta situação que estamos a viver agora e temos que procurar fechar todas essas situações.”

________________

_____________________

_____________________